O que é um megawatt?

Um megawatt é uma unidade de potência que equivale a um milhão de watts e está representado como MW.

O megawatt é baseado no watt, que é representado como W, e é uma unidade de energia elétrica produzida por uma diferença de potência de um volt e uma corrente elétrica de 1 ampere. O watt representa a unidade de medida de energia elétrica no SIU (Sistema Internacional de Unidades).

Quanto é um megawatt?

Um megawatt é equivalente a um milhão de watts, ou mil quilowatts. Como esta unidade de medida é de grande magnitude, é principalmente utilizada no mercado grossista para calcular grandes potências, tais como equipamentos científicos ou navios de guerra.

Gerenciamento gratuito

Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas

Entre em contato conosco e ligaremos para você.

"*" indica campos obrigatórios

Ao enviar este formulário concordo em receber comunicações dos colaboradores do Eligenio – .
Colaboradores

Qual é o preço do megawatt na fatura da eletricidade?

Atualmente, uma das energias cujo preço tem aumentado consideravelmente é a eletricidade. Por isso, cada vez mais agregados familiares estão a tentar adotar outras alternativas para reduzir o seu consumo e reduzir o custo das suas contas de eletricidade.

O megawatt é uma unidade de medida demasiado grande para as faturas de eletricidade. Por isso, as faturas são geralmente representadas em quilowatts-hora e fornecem-nos informações sobre o consumo de eletricidade de cada casa.

De acordo com um relatório da PORDATA, o consumo médio anual de eletricidade doméstica em Portugal em 2020 foi de 1.321,0 kWh. Por outras palavras, um consumo médio mensal de 110 kWh, um valor bem inferior a um megawatt. Por isso, o megawatt/hora só é utilizado no mercado grossista e não nas contas de eletricidade.

Como o preço do megawatt-hora é muito volátil e flutua, não é possível estabelecer um preço médio específico. A partir de outubro de 2022, os clientes do mercado regulado passaram a pagar mais cinco euros por megawatt-hora (MWh), equivalente a uma subida média de 3% na fatura mensal.