Potência ativa
Neste artigo vamos contar o que é a potência ativa, como se mede e qual a fórmula que tem que utilizar para a medir.
O que é a potência ativa?
A potência ativa é aquela que utiliza um circuito ou sistema elétrico para transformar a energia elétrica em outro tipo de energia útil. Pode dizer-se que a potência ativa é toda a potência que um sistema consome e é a que aproveita verdadeiramente uma instalação para realizar um trabalho, ou seja, para converter a eletricidade em outro tipo de energia, como em energia térmica, luminosa, mecânica ou química, entre outras.
A potência ativa também pode definir-se como a relação que existe entre a potência útil que é consumida por unidade de tempo.
A potência ativa é também designada de potência útil do sistema, porque é a energia que realmente utilizamos no nosso dia-a-dia para realizar acções quotidianas como mover um motor, ligar uma lâmpada ou carregar o telemóvel.
Gerenciamento gratuito
Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas
Entre em contato conosco e ligaremos para você.
"*" indica campos obrigatórios
Como se mede?
A potência ativa pode identificar-se pela letra P e a sua unidade de medida são os Watts (W), embora seja mais frequente registar-se em quilowatts (kW).
Os wattímetros são os aparelhos configurados para medir a potência ativa consumida entre dois pontos, A e B, de um circuito elétrico. Estes dispositivos podem ser eletrodinâmicos, de indução, térmicos e digitais.
Os wattímetros estão formados por um par de bobinas fixas, chamadas “bobinas de corrente” ou “amperimétricas”, e uma bobina móvel denominada “bobina de potencial” ou volumétrica.
Como calcular a potência ativa
O cálculo da potência ativa realiza-se com a seguinte fórmula:
P = Potência Ativa = (Tensão eficaz) x (Corrente eficaz) x (Cosseno do desfasamento).
A potência ativa é uma parte importante da corrente alternada, pois é aquela potência que se aproveita verdadeiramente e é útil para o sistema elétrico. Conhecer o seu valor pode facilitar muita informação sobre o circuito com o qual se está a trabalhar e pode também servir para conhecer o valor das restantes potências da corrente alternada, como a potência reativa e a potência aparente.