O que é uma instalação elétrica?
Uma instalação elétrica é o processo de instalação de um circuito elétrico e equipamento elétrico necessários para a distribuição e utilização da eletricidade de um elemento produtor para um elemento consumidor. Estas instalações incluem diferentes tipos de cablagem, interruptores e outros dispositivos.
O principal objectivo de uma instalação elétrica é fornecer energia elétrica para casas, escritórios ou edifícios, embora também possam ser encontradas em instalações industriais, centros de dados, navios, aviões, comboios e outros veículos.
A instalação destas unidades pode ser realizada por um eletricista profissional ou por alguém que tenha recebido formação neste campo.
Podemos diferenciar entre dois tipos de ligações elétricas de acordo com a sua conexão:
– Circuitos em série. São circuitos que conectam resistências de uma extremidade à outra. Desta forma, há apenas um sentido para o fluxo de corrente elétrica que afeta todos os componentes.
– Circuitos em paralelo. Neste tipo de circuito, todos os recetores estão conectados uns aos outros em paralelo. Esta é a ligação mais utilizada porque é mais estável. Isto acontece porque todos os pontos do circuito têm a mesma tensão e corrente.
Tipos de instalações elétricas
Como já explicamos, uma instalação elétrica é um sistema elétrico cujo objetivo é dirigir e distribuir corrente elétrica desde um ponto de origem ou elemento produtor até um ponto de saída ou consumidor.
Dependendo do tipo de tensão, podemos distinguir entre três tipos de instalações elétricas.
Instalações de alta e média tensão
As instalações de alta e média tensão são instalações de alta potência em que a tensão máxima (ou diferença de potencial) entre dois conectores excede 1000 volts (1Kv). Isto deve-se ao aquecimento dos elementos condutores, o que causa elevadas perdas de energia.
Exemplos de instalações de alta e média tensão são grandes consumidores industriais ou linhas de transmissão de eletricidade de geradores de energia elétrica para as cidades.
Instalações de baixa tensão
Quando falamos de instalações de baixa tensão, referimo-nos às que são utilizadas para fornecer eletricidade a uma cidade, por exemplo.
São utilizadas em casas e edifícios, uma vez que a diferença máxima de potencial entre dois conetores é inferior a 1000 volts, mas superior a 24 volts. Por esta razão, este tipo de instalação é a mais comum.
Instalações de muito baixa tensão
Instalações de muito baixa tensão são aquelas em que a tensão máxima ou diferença de potencial não excede 24 volts. Este tipo de instalação é menos utilizada.