Potência nominal

A potência nominal é o máximo que uma máquina ou aparelho necessita para funcionar. Aprenda aqui tudo o que precisa saber sobre este assunto.

O que é a potência nominal?

A potência nominal é a potência máxima que uma máquina ou aparelho necessita para funcionar em condições de utilização normal. Isto supõe que o aparelho foi concebido para suportar concretamente essa quantidade de potência. Não obstante, é possível que a potência real que lhe chegue seja diferente da nominal, podendo ser maior ou menor em função de diversos fatores, como as variações na corrente elétrica, o uso excessivo do aparelho ou a sua utilização em condições diferentes das previstas no projeto.

Gerenciamento gratuito

Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas

Entre em contato conosco e ligaremos para você.

"*" indica campos obrigatórios

Ao enviar este formulário concordo em receber comunicações dos colaboradores do Eligenio – .
Colaboradores

Diferenças entre a potência nominal e a potência de pico

Quando falamos de diferenças entre a potência nominal e a potência de pico estamos a referir-nos a tecnologias fotovoltaicas.

A potência de pico é a quantidade de kW instalados sob a forma de painéis solares fotovoltaicos, enquanto a potência nominal diz respeito à potência do inversor, ou seja, à capacidade do equipamento elétrico para transformar a energia gerada pelos painéis em energia disponível para consumo.

Pela lógica, a potência nominal é a que deveria definir o limite, uma vez que não se pode produzir mais energia do que a que o inversor tem capacidade de converter. Contudo, é frequente que as infra estruturas fotovoltaicas instalem uma potência de pico superior à nominal. O objetivo é tentar cobrir 100% da capacidade do inversor no máximo tempo possível, sempre que seja economicamente rentável.

Qual é a potência nominal de um motor?

A potência nominal de um motor é a potência mecânica disponível no seu eixo e pode expressar-se em watts, quilowatts ou megawatts. Trata-se do máximo que pode gerar um motor em função das características de tensão, frequência, velocidade e temperatura a que trabalhe, sempre de acordo com o serviço especificado na placa.

O conceito de potência nominal utiliza-se frequentemente quando falamos de aparelhos elétricos e instalações fotovoltaicas, pois define o rendimento das infra estruturas.