sensores de movimiento

Publicado: 29/06/2023

Atualizado: 25/10/2024

lar

6 min leitura

Sensores de movimento: tipos e como funcionam

Os sensores de movimento são dispositivos utilizados em sistemas de segurança e eficiência energética. Descubra como funcionam.

Uma forma incrível de garantir que a sua casa está segura é utilizar sensores de movimento. Estes pequenos dispositivos funcionam como um par de olhos abertos que vigiam constantemente-lo e a regular a luz. Mas, como funcionam?

Tipos de sensores de movimento

No mercado atual existem muitos tipos de sensores luz e movimento distintos, seguindo as necessidades que tem em casa. Por exemplo, se a sua intenção é instalar sensores por questões de segurança, iluminação ou automatização, necessitará de um tipo de sensor ou outro.

O mesmo acontece se quiser instalar sensores numa zona pequena da casa ou em outra mais ampla, já que nem todos os sensores podem cobrir os mesmos metros de distância, nem podem detetar a presença de qualquer ser vivo, como, por exemplo, um animal.

Tendo isso em conta, dê uma boa vista de olhos aos tipos de sensores de movimento disponíveis:

Sensores de movimento para luz

  • Os sensores de luz crepusculares destinam-se a serem ativados quando há uma mudança na iluminação. Por exemplo, se escurecer, estes sensores de movimento de luz ativam-se e acendem as luzes de cada ou do escritório de forma automática. Isto permite poupar energia.
  • Sensores de movimento com IA são os mais utilizados atualmente, já que utilizam a inteligência artificial para identificar movimentos e ativar as luzes. Por exemplo, se andar num local sem luz, os sensores detetam e acendem a luz.
  • Os sensores com deteção de animais compensam quando tem animais em casa e não quer que as luzes se acendam cada vez que passam por uma divisão da casa ou por um corredor. São sensores com um algoritmo adaptado aos animais.

Sensores de movimento com alarme

  • Os sensores de movimento infravermelhos são capazes de saber se existe alguém a movimentar-se graças ao calor disponível na pessoa ou animal. Quando o dispositivo deteta uma mudança da temperatura numa zona, o alarme ativa-se.
  • Os sensores de movimento por micro-ondas têm a capacidade de saber se existem ondas de micro-ondas diferentes no ambiente, que é quando se ativará e fará disparar o alarme. Estes sensores são normalmente instalados quando se procura o mais pequeno movimento.
  • Os sensores de movimento com ultrassom notam qualquer alteração ao emitir uma onda ultrassónica. Por exemplo, se os sensores emitirem uma onda e encontram um objeto nas proximidades, o alarme começa a tocar mais ou menos segundo a distância a que se encontre.

Gerenciamento gratuito

Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas

Entre em contato conosco e ligaremos para você.

"*" indica campos obrigatórios

Ao enviar este formulário concordo em receber comunicações dos colaboradores do Eligenio – .
Colaboradores

Como funciona um sensor de movimento

Um sensor de movimento funciona com uma tecnologia potente que procura detetar o movimento de objetos numa determinada zona, acender ou apagar as luzes dessa zona, ou ter um controlo mais inteligente dos dispositivos. Utilizam também algoritmo adaptados.

Esta é a tecnologia e os algoritmos que os sensores de luz e de movimento podem utilizar:

1. Os sensores de imagem são ativados

Muitos sensores de movimento utilizam câmaras e sensores de imagem para refletir o que está a acontecer numa determinada área e até registam tudo durante horas. Para isso, são utilizados algoritmos especiais para captar os movimentos e acionar o mecanismo de resposta.

Este tipo de tecnologia é um dos mais habituais tanto em casas como em escritórios comerciais. É muito simples, mas é uma opção válida para captar qualquer intrusão.

2. A radiação infravermelha é captada

Este tipo de funcionamento dos sensores de movimento baseiam-se no calor libertado por qualquer objeto em movimento. Por outras palavras, se o sensor captar uma mudança da temperatura, entende que há um objeto em movimento nas proximidades e, assim, ativa o detetor de movimento passivo.

3. Deteta ondas sonoras

Existem alguns sensores de movimento que utilizam a tecnologia de ultrassom para capturar qualquer onda sonora que está a alterar o modelo padrão. Basicamente, se há algo a movimentar-se numa casa silenciosa, o sensor ativa-se e começa a enviar sinais.

4. As ondas de micro-ondas são captadas

Os sensores de movimento de luz também podem detetar perturbações no padrão de micro-ondas quando um objeto está em movimento. Se for o caso, a tecnologia destes sensores é configurada para se ativar e enviar sinais quando deteta as ondas do objeto.

Utilizações frequentes dos sensores de movimento

Como já tem conhecimento, muitas pessoas utilizam sensores de luz e movimento quando querem manter a sua casa ou empresa protegida de intrusões, ou roubos. Mas, também, podem ser utilizados para criar um ambiente inteligente ou automatizar muitos serviços de uma empresa. Veja:

Para melhora a segurança

Claramente, a principal razão para instalar sensores de movimento com câmara é manter os intrusos afastados de um imóvel. Os sensores não só servem para detetar roubos, como também para persuadir os ladrões a tentarem cometer um roubo.

Para regular a poupança energética

Imagine que, sempre que está num escritório, acende todas as luzes dos corredores e das escadas. Uma gestão tão inocente pode levar a uma utilização incorreta da energia e gastar mais dinheiro do que deveria nas faturas mensais de eletricidade.

É por isso que, por vezes, são instalados sensores de movimento de luz para regular melhor a poupança energética. Com estes sensores, os dispositivos elétricos e elementos de iluminação ativam-se automaticamente, apenas se detetar algum movimento. Isto permite poupar energia.

Gostaria de encontrar outras estratégicas para melhorar a otimização energética? Consulte as estratégias de poupança de energia que a Eligenio tem preparadas para si no site e ponha a energia a trabalhar de imediato. Tem à sua disposição as últimas ofertas de tarifas disponíveis este ano.

Para criar uma casa inteligente

Viver num lugar inteligente aumenta a comodidade e facilita a vida. Por exemplo, não tem que se preocupar em apagar ou acender as luzes. Também não será necessário utilizar termostatos ou altifalantes, pois as luzes com sensores de movimento fazem-no por si.

Escrito por Equipa editorial do Eligenio

Logo Eligenio

A equipa de redação de conteúdos do Eligenio é especializada em fornecer informações e conselhos sobre energia.

estamos em redes

Siga-nos em redes sociais