12/01/2024
Como poupar com o modo ECO do frigorífico
O frigorífico é o eletrodoméstico que consome mais energia em casa. Hoje explicamos o que é o modo ECO do frigorífico e como utilizá-lo.
O frigorífico é o eletrodoméstico que consome mais energia em casa. Hoje explicamos o que é o modo ECO do frigorífico e como utilizá-lo.
O que significa ECO no frigorífico?
O modo ECO é utilizado para reduzir o consumo de energia dos eletrodomésticos. Isto ajuda a reduzir as faturas, graças a um consumo mais eficiente.
Convém saber que o modo ECO não significa “ecológico”, mas sim “económico”. É utilizado para poupar nas faturas e, embora não se destine a produzir menos gases com efeito de estufa, pode ajudar-nos nesse sentido.
O modo ECO funciona de forma diferente consoante o tipo de aparelho em que é utilizado. Por exemplo, nas máquinas de lavar roupa e loiça, o maior gasto de energia é produzido no aquecimento da água.
Assim, nestes aparelhos, o modo ECO significa não só uma redução do consumo de energia, mas também um menor consumo de água.
Os frigoríficos ficam ligados 24 horas por dia e são os aparelhos que mais consomem energia em casa. De facto, representam até 30% do preço de uma fatura de energia.
Para beneficiar de um menor consumo do frigorífico, é importante ter um aparelho recente com uma etiqueta energética A ou B.
Atualmente, as etiquetas energéticas foram alteradas. Vão de A a G, sendo A a etiqueta de maior eficiência energética e G a pior. A etiqueta A equivale à antiga A+++, e a etiqueta B, à A++.
O modo ECO dos frigoríficos destina-se sobretudo às férias de alguns dias. Afinal, este mantém a temperatura do congelador ao nível mínimo necessário para que os produtos congelados não se deteriorem durante a nossa ausência.
Pode deixar o frigorífico em modo ECO a uma temperatura de 8 °C. Também pode aumentar para 14°C para evitar odores desagradáveis quando este estiver vazio e estiver fora de casa por vários dias. Por isso, não devemos utilizar esta função para melhorar o nosso consumo de energia no dia a dia.
Algumas marcas utilizam o chamado modo “Férias” para conservar os alimentos apenas no congelador, mantendo a temperatura adequada para que os produtos permaneçam congelados.
Gerenciamento gratuito
Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas
Entre em contato conosco e ligaremos para você.
"*" indica campos obrigatórios
Quanto consome o modo ECO do frigorífico?
Em Portugal, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE), uma família consome cerca de 3.300 kWh por ano, ou 275kWh por mês.
O frigorífico, a máquina de lavar loiça e a máquina de lavar roupa são os maiores consumidores, sendo o frigorífico o aparelho que mais consome energia. O seu consumo representa entre 20 e 30% do total da fatura de eletricidade.
Se utilizar o modo ECO no frigorífico, o consumo de energia pode ser reduzido em até 15%.
Por outro lado, se utilizar um frigorífico com etiqueta de eficiência energética A, pode reduzir a sua fatura em até 54€ por ano.
Como poupar com o programa ECO do frigorífico
Como o modo ECO foi concebido para ocasiões especiais em que vamos utilizar menos o frigorífico, não é muito útil como programa de poupança de energia. No entanto, se quisermos reduzir o consumo de energia do nosso frigorífico, devemos seguir estes conselhos:
- Evite os frigoríficos com mais de 10 anos, pois estes aparelhos tornam-se cada vez menos eficientes com o tempo.
- Comprar um frigorífico com uma etiqueta energética B ou A (equivalente a A+++ ou A++). Quanto mais elevada for a categoria, mais eficiente será o aparelho (por mais caro que seja!).
- Adquira um frigorífico do tipo Greenfreeze para beneficiar de uma congelação automática.
- Não escolha um frigorífico grande, mas um que tenha o tamanho adequado às suas necessidades. Quanto maior for o equipamento, maior será o consumo de energia.
- Instale o aparelho longe de qualquer fonte de calor, como a luz do sol (janela) ou o fogão. Afinal, quanto mais exposto ao calor, maior será o consumo de um frigorífico.
- Coloque o frigorífico a uma distância de cerca de 5 centímetros da parede. Desta forma, terá mais ventilação, o que irá aumentar a sua eficiência energética.
- Limpe a parte de trás do frigorífico periodicamente e remova a sujidade com um aspirador, pois isso ajuda a melhorar a ventilação e a otimizar o seu funcionamento.
Para além da sua instalação e manutenção exterior, é também importante seguir estas indicações relativas aos cuidados interiores:
- Manter as grelhas ou bandejas limpas.
- Colocar os alimentos de forma a não dificultar a circulação do ar, ou seja, sem que fiquem muito próximos uns dos outros, se possível.
- Verificar as vedações das portas para que não deixem escapar o ar. Para verificar o seu funcionamento, podemos colocar uma folha de papel na abertura da porta e, ao fechá-la, verificar se esta desliza facilmente. Se isso acontecer, devem ser substituídas as vedações.
- Manter a temperatura do frigorífico num intervalo de 3 a 5 °C, ou mesmo superior, consoante a estação do ano.
- Tente não deixar a porta aberta e, quando abri-la, faça-o da forma mais rápida possível.
- Organize os alimentos corretamente. A prateleira inferior é útil para os produtos que necessitam de mais refrigeração, enquanto a porta é melhor para guardar os que não necessitam de tanto frio.
- Certifique-se de que o frigorífico não está completamente cheio. Isto irá melhorar a eficiência energética ao potencializar a circulação do ar.
O modo ECO do frigorífico é uma função que nos permite poupar energia em certas ocasiões específicas, pelo que recomendamos que siga estes conselhos se quiser poupar eletricidade diariamente.
Quer saber mais sobre como reduzir os seus custos de energia? Continue a navegar no nosso blog.