08/02/2024
Proteção elétrica: o que é e que tipos existem
A proteção elétrica é um sistema que deteta falhas no fornecimento de energia e protege a vida das pessoas.
O que é a proteção elétrica?
Entende-se por proteção elétrica o conjunto de dispositivos que evitam ou reduzem as avarias e os perigos quando o funcionamento da instalação elétrica apresenta algum defeito. Estes dispositivos são concebidos para, em circunstâncias anormais, interromper a energia e impedir a expansão do erro.
Desta forma, a proteção elétrica garante a proteção de pessoas e equipamentos e reduz o impacto das falhas, ao detetá-las, analisá-las e eliminá-las.
Gerenciamento gratuito
Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas
Entre em contato conosco e ligaremos para você.
"*" indica campos obrigatórios
Elementos de proteção elétrica
Para garantir a integridade física das pessoas e dos bens, cada instalação deve dispor de um sistema de segurança. Neste caso, os sistemas de proteção elétrica são constituídos por dispositivos como disjuntores, fusíveis, relés térmicos, isolamento de cabos, ligação à terra, tampas de tomadas e interruptores. Vejamos em detalhes para que servem e como funcionam.
Interruptores magnetotérmicos, eletromagnéticos e de corrente residual
Entre os elementos que compõem um sistema de proteção elétrica, os interruptores são os dispositivos mais variados. Embora a maior parte deles seja utilizada para evitar a eletrocussão, também são utilizados para evitar danos ao circuito elétrico, sobrecargas e curto-circuitos.
- Interruptor magnetotérmico: não só está presente em todas as instalações elétricas, como também é automático. Por isso, as suas principais funções são evitar uma sobrecarga da rede – interrompe a corrente elétrica quando a carga é maior do que o interruptor pode suportar – e responder a um curto-circuito – corta o circuito quando deteta alterações notáveis na corrente.
- Interruptor eletromagnético: são os mais utilizados nas instalações e nas empresas, protegendo contra sobrecargas ou fortes correntes de energia.
- Interruptor diferencial: trata-se de um dispositivo eletromagnético cuja função é proteger as pessoas que entram em contacto direto com uma parte ativa da instalação. Este tipo de interruptor atua em conjunto com o sistema de ligação à terra, de modo que, se for detetada uma anomalia, o circuito elétrico é interrompido.
Fusíveis
Outros elementos do sistema de proteção elétrica são os fusíveis, dispositivos concebidos para permitir a passagem da corrente, desde que não ultrapasse o valor estabelecido. De facto, se o valor da corrente fosse superior, o fusível derreteria, o circuito abriria e a corrente deixaria de fluir. Caso contrário, haveria um curto-circuito e, provavelmente, um incêndio.
No entanto, é importante notar que os fusíveis devem ser capazes de suportar uma corrente um pouco superior à corrente nominal, uma vez que alguns equipamentos elétricos apresentam picos de corrente frequentes.
Relés térmicos
Os relés térmicos são dispositivos concebidos para proteger contra sobrecargas prolongadas e fracas. Para este efeito, o relé térmico desativa o circuito elétrico e evita que o motor se queime. Isto otimiza a vida útil dos motores e assegura o funcionamento de máquinas e instalações. Para além disso, os relés térmicos permitem um arranque mais rápido e seguro dos equipamentos.
Isolamento de cabos
O cobre que serve de condutor elétrico nos cabos não está exposto, mas sim protegido por um material isolante que nos permite tocar e manusear o cabo sem o risco de levar um choque.
Além disso, a cor do isolamento dos cabos permite que os eletricistas os identifiquem durante uma instalação elétrica. Em qualquer caso, os cabos têm abreviaturas em inglês que permitem identificar o tipo de isolamento e reconhecer se é do tipo termoplástico ou termoendurecido.
Ligação à terra
A ligação à terra é um circuito que liga uma instalação privada à terra. Para este efeito, é utilizado um condutor para ligar a construção elétrica a uma peça metálica enterrada no subsolo com uma resistência muito baixa. Este dispositivo de proteção elétrica permite que qualquer sobretensão gerada por um defeito na instalação seja desviada para a terra. Este sistema evita danos graves como a eletrocussão.
Tampões de tomadas
As tomadas representam um perigo para os bebés e as crianças pequenas. Para evitar que introduzam os dedos ou qualquer outro objeto condutor, existem tampões de tomada. Estes elementos são frequentemente feitos de plástico isolante e escondem os orifícios da tomada, de modo a proteger as crianças de possíveis electrocussões e curto-circuitos.
Interruptores seccionadores
Por último, os interruptores seccionadores são dispositivos eletromecânicos que permitem separar a corrente através de uma abertura física. Isto garante a segurança das pessoas que trabalham com uma zona isolada do circuito ou que pretendem eliminar uma peça defeituosa.
Em qualquer caso, conhecer cada um dos dispositivos que fazem parte do sistema de proteção elétrica pode ajudar-nos a detetar as avarias uma vez ocorrida a falha.