08/02/2024
Porquê ativar o filtro de luz azul nos dispositivos?
Quer saber as vantagens de ativar o filtro de luz azul no seu smartphone ou portátil? Explicamos tudo sobre o filtro de luz azul.
O que é o filtro de luz azul?
O filtro de luz azul é utilizado para proteger a visão dos utilizadores da luz emitida por todos os dispositivos tecnológicos, quer sejam smartphones, computadores, tablets, etc.
Atualmente, os ecrãs estão mais presentes do que nunca nas nossas vidas. O problema é que muitos dos dispositivos que utilizamos diariamente emitem o que é conhecido como “luz azul”.
Esta luz azul é constituída por uma série de partículas eletromagnéticas que viajam através de ondas que emitem energia e cujo comprimento é representado por diferentes cores. O olho humano é sensível à parte deste espetro de comprimento de onda representado pelas cores azul, violeta, anil, verde, amarelo e vermelho.
A luz azul, em comparação com outras luzes emitidas pelos ecrãs, tem um comprimento de onda mais curto, o que produz uma maior quantidade de energia, sendo cerca de 25% da luz total percebida pelos nossos olhos.
É bom sublinhar que a luz azul nem sempre é prejudicial, só é mais perigosa se tiver raios com um comprimento de onda mais longo. Ainda assim, como precaução e devido à longa exposição a este tipo de luz, cada vez mais os fabricantes destes dispositivos eletrónicos estão a implementar o chamado filtro de luz azul.
Gerenciamento gratuito
Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas
Entre em contato conosco e ligaremos para você.
"*" indica campos obrigatórios
Para quê serve o filtro de luz azul?
Os filtros de luz azul são utilizados sobretudo para aliviar os efeitos negativos da exposição à luz azul emitida pelos ecrãs dos dispositivos eletrónicos.
Devido à longa e abundante exposição à qual somos submetidos, cada vez mais pessoas sofrem de fadiga visual (também conhecida como síndrome da visão por computador), de acordo com os estudos mais recentes. Os sintomas causados por esta síndrome são principalmente olhos secos, irritação, visão desfocada e dores de cabeça.
De acordo com a hipótese mais generalizada, a síndrome da visão por computador é o resultado desta exposição à luz azul emitida pelos ecrãs. É por isso que os filtros de luz azul são implementados em dispositivos eletrônicos, especialmente quando ativados durante a noite. É aplicada uma coloração quente ao ecrã a fim de alterar a sua temperatura e anular os efeitos negativos da luz azul.
Desta forma, o uso de filtros de luz azul reduz o desconforto visual, permitindo uma leitura mais confortável no ecrã do aparelho, e também ajuda a obter uma melhor noite de descanso por não atrasar a secreção da melatonina, a hormona do sono.
Dispositivos nos quais ativar o filtro de luz azul
Atualmente, qualquer dispositivo eletrónico tem integrada, no seu sistema operativo, a opção de ativar o filtro de luz azul. Por outras palavras, pode facilmente ativar este filtro em qualquer dispositivo que tenha, quer seja um smartphone, tablet ou computador, para reduzir a luz azul nos seus ecrãs.
Dependendo do modelo de telefone, tablet ou computador, a opção de aplicar o filtro azul pode receber outros nomes, como: Descanso visual, Modo leitura, Luz noturna, Modo noturno ou Night Shift (como é conhecido nos dispositivos IOS).
Esta função aplica uma camada de cor ao ecrã do dispositivo, transformando a luz branca numa luz mais quente, amarelada ou alaranjada. Em alguns dispositivos, esta mudança na temperatura do ecrã é feita gradualmente, ajustando-se às necessidades e preferências do utilizador. Os utilizadores também podem ativar este filtro para que só seja aplicado durante a noite.
Ativar esta funcionalidade é muito simples e, embora possa variar dependendo do dispositivo e da marca, o procedimento para aplicar o filtro de luz azul é quase sempre o mesmo.
Primeiro, aceda aos ajustes do seu dispositivo e selecione a opção “ecrã” ou “brilho”. Feito isso, ative o modo leitura (ou outro nome) e a função de filtro de luz azul no seu dispositivo será ativada corretamente.
Pode ser que o seu dispositivo não tenha a função de ativar o filtro de luz azul, pelo que pode recorrer a outras formas de o aplicar. A forma mais fácil e rápida é instalar aplicações que ativam filtros de luz azul em qualquer dispositivo.
Também pode fazer a alteração manual da temperatura da cor no dispositivo, ou mesmo ativar o modo escuro, uma vez que a maioria das aplicações têm um tema escuro incorporado para anular as cores da interface e facilitar a visão do ecrã nos ambientes com pouca luz.
É possível poupar bateria com este filtro?
Uma das vantagens de ativar o filtro de luz azul no seu telefone ou tablet é que pode ajudar a poupar bateria. Isto porque, ao emitir uma luz mais leve do que a luz branca tradicional, o consumo de bateria do aparelho será muito menor do que quando não utiliza esta função.