Cambiar potencia contratada

Publicado: 15/10/2024

Atualizado: 25/10/2024

Como alterar a potência contratada?

Alterar a potência contratada pode parecer um problema, mas as empresas já ajudam os potenciais clientes a tratar desta alteração.

Como alterar a potência contratada?

Na verdade, alterar a potência contratada não é uma tarefa difícil e precisará de apenas poucos passos para concretizar a alteração. Assim sendo, quando encontrar motivos na sua casa para realizar a mudança, seja aumentar ou reduzir, basta entrar em contacto com a sua companhia.

Para isso, poderá usar vários meios, dos quais destacamos: telefone, endereço eletrónico, área de cliente (seja por navegador ou aplicação de telemóvel) ou, se preferir, presencialmente num balcão disponível perto de si.

Quando devo alterar a potência elétrica?

Os motivos para alterar a potência contratada podem ser diversos, mas a maioria prendem-se pela falta de potência ou potência em demasia. Ou seja, quando o cliente encontra uma fatura da luz elevada, não justificando o valor, mas também pela energia não suficiente na sua habitação.

Assim sendo, se verificar que a sua habitação não tem potência para aguentar os eletrodomésticos ou consumos habituais e necessários, deve alterar a potência elétrica, mas também no sentido inverno. Por isso, se retirar aparelhos da sua habitação e não necessitar, deve reduzir a sua potência.

Gerenciamento gratuito

Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas

Entre em contato conosco e ligaremos para você.

"*" indica campos obrigatórios

Ao enviar este formulário concordo em receber comunicações dos colaboradores do Eligenio – .
Colaboradores

Potência contratada é inferior ao desejado

A perceção se existe a necessidade de alteração da potência na sua habitação é feita com atenção aos detalhes. Ou seja, se tiver um contrato com uma potência inferior daquela que procura, irá ter a impossibilidade de utilizar todos os eletrodomésticos ou aparelhos que precisa, onde existirá uma quebra no quadro elétrico.

Potência contratada é superior às necessidades

Quando a potência é superior ao que é preciso, torna-se um pouco mais difícil a percepção, mas a utilização de todos e quaisquer aparelhos elétricos serão um sinal. Assim sendo, se conseguir ligar todos os eletrodomésticos e aparelhos elétricos em simultâneo e não disparar o quadro, tudo indica que deve fazer a alteração da potência contratada, a menos que necessite da mesma assim.

Custo da alteração da potência

Em Portugal, a alteração da potência de uma habitação não tem nenhum encargo para o cliente. Porém, se procura alterar a sua potência para um consumo superior, deve verificar se o contador de eletricidade está preparado para uma potência superior.

Caso não esteja, é necessário um pedido à E-Redes primeiramente, de modo a realizarem a alteração do seu contador, mas que o mesmo poderá ter custos adicionais, mas que a entidade em questão realizará primeiramente uma comunicação de orçamento ao cliente.

Além disso, é necessário que haja uma certificação para o novo valor da potência, do qual deverá ser existente no momento da alteração ou, caso contrário, o cliente terá de recorrer a uma entidade inspetora para inspecionar a habitação, tendo isso um custo adicional.

Como pedir a certificação?

Poderá obter a certificação de forma direta a partir do seu comercializador, realizando um pedido para a empresa fazer uma marcação de um técnico registrado.

Caso contrário, poderá o cliente procurar uma empresa certificada para tal, tendo depois que comprovar e enviar o registo para o comercializador e para a entidade que irá realizar o aumento da potência, neste caso, a E-Redes.

Como pedir a alteração da potência?

Para realizar o pedido formal da alteração da sua potência deve ter consigo os documentos necessários e, posteriormente, decorrer ao meio mais fácil para si para entrar em contacto com a sua companhia.

Por isso, poderá decorrer aos meios existentes e, no contacto com o funcionário, explicar que quer realizar uma alteração da potência da sua habitação, explicando o motivo para tal, ainda que seja pouco relevante.

No final, irá ser agendada a mudança diretamente consigo, caso o contador esteja no interior da habitação, assinar os documentos de prova do pedido e, por fim, receberá a confirmação que a sua alteração será realizada.

Como saber se a alteração da potência foi realizada?

Após realização do pedido o técnico irá proceder à mudança da potência, da qual será informado do sucesso do mesmo.

Se realizou um aumento de potência, para saber que foi realizado com sucesso, basta ligar mais aparelhos na sua habitação e perceber se a eletricidade aguenta tamanha potência, ao contrário do que era capaz antes da mudança.

Contudo, se a alteração foi para uma redução, irá verificar que não terá disponibilidade para ter mais aparelhos ligados simultaneamente sem existir uma falha de energia.

De que documentos preciso para alterar a potência contratada?

Ao entrar em contacto com a sua companhia para realizar o pedido de alteração da potência na sua habitação, deve ter consigo os seguintes documentos:

  • Cartão de cidadão do titular do contrato de eletricidade;
  • Morada da habitação em questão;
  • Código do Ponto de Entrega (CPE), presente na fatura atual.

Quando posso mudar a minha potência contratada?

A alteração da potência contratada pode ser realizada assim que o cliente sinta a necessidade para tal, ou seja, não existe um tempo explicito para ser realizada uma mudança. Por isso, se existe a necessidade de alteração, poderá realizar a mesma a qualquer momento e sem precisar de se justificar perante a empresa fornecedora do serviço.

Escrito por Equipa editorial do Eligenio

Logo Eligenio

A equipa de redação de conteúdos do Eligenio é especializada em fornecer informações e conselhos sobre energia.