O que é um volt?

Um volt é uma unidade de medida de tensão elétrica, reconhecido de acordo com o Sistema Internacional de Unidades. O volt é calculado como a diferença em potencial elétrico entre dois pontos de um sistema.

O seu nome vem de Alessandro Volta (1745 – 1827), que foi o inventor, entre muitas outras coisas, da pilha eléctrica.

Tipos de correntes elétricas

A corrente é o transporte de carga eléctrica realizado através do movimento de elétrões por meio de condutores e semicondutores sob a influência de uma diferença de potencial. Eis os tipos de corrente elétrica que existem:

  • Corrente alternada: esta é a tensão mais comum nas fichas. É representada pelas suas iniciais CA e pode ser facilmente transportada e gerada. Como é alternada, não é estável no tempo, e o seu valor depende de cada região do sistema.
  • Corrente contínua: obtida por meio de condensadores eletrolíticos, é considerada o tipo mais puro de corrente.

Gerenciamento gratuito

Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas

Entre em contato conosco e ligaremos para você.

"*" indica campos obrigatórios

Ao enviar este formulário concordo em receber comunicações dos colaboradores do Eligenio – .
Colaboradores

Como converter de volts para watt?

Existe uma relação direta entre volts e amperes, unidades de tensão e intensidade, e entre volts e watts, unidades de tensão e potência. A intensidade está também relacionada com a potência elétrica.

A fim de passar de volts para watt, ou em geral para converter qualquer uma destas quantidades, é necessário aplicar a seguinte fórmula básica:

P = I*T 

Nesta fórmula matemática simples P é a potência, medida em watts (W), I é a intensidade, medida em amperes (A) e T é a tensão elétrica, medida em volts (V).

Se quiser calcular os amperes, a fórmula seria a seguinte:

I = P/T

E finalmente, para calcular a tensão elétrica, ou seja, os volts, seria necessário aplicar a seguinte fórmula:

T = P/I

Em qualquer caso, para poder alternar entre volts, watts e amperes, é necessário ter pelo menos as outras duas magnitudes, pois de outra forma não seria possível resolver a equação com as três variáveis envolvidas numa corrente elétrica.