O que é uma sobretensão?

A sobretensão é um aumento da tensão elétrica entre dois pontos de um circuito ou instalação elétrica acima dos valores máximos.

Embora muitos dos aparelhos domésticos sejam fabricados com uma tolerância de +/- 7% para uma subida ou descida da tensão, as sobretensões podem causar graves problemas nos equipamentos conectados à linha, como o envelhecimento prematuro, danos ou mesmo incêndios.

O que fazer quando ocorre uma sobretensão?

Quando ocorre uma sobretensão, os passos a seguir para atuar corretamente são os seguintes:

 

  • A primeira coisa a fazer é desconectar todos os aparelhos de elevado consumo energético ligados à corrente, como o caso do frigorífico, o forno ou a máquina de lavar roupa.
  • De seguida temos que baixar os fusíveis da caixa de luzes e aguardar uns 10 segundos.
  • Passados os 10 segundos deve voltar a subir os fusíveis da direita para a esquerda, subindo, por último, o interruptor geral automático.
  • Depois disto, o fornecimento de energia elétrica será restaurado.

Gerenciamento gratuito

Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas

Entre em contato conosco e ligaremos para você.

"*" indica campos obrigatórios

Ao enviar este formulário concordo em receber comunicações dos colaboradores do Eligenio – .
Colaboradores

Como evitar uma sobretensão

O habitual é que uma sobretensão ocorra sem aviso prévio, pelo que não existe uma forma de poder saber de antemão quando irá acontecer exatamente. Para evitar os danos provocados por uma sobretensão, o mais aconselhável é ter um sistema de prevenção em casa.

Atualmente, alguns dos protetores de sobretensões que podem ser instalados na rede de qualquer casa são:

  • Varistores: estes aparelhos encarregam-se de proteger as instalações elétricas das sobretensões transitórias. Também protegem estas instalações das caídas de raios ou qualquer outro tipo de descarga atmosférica. Os varistores não costumam cortar o fornecimento elétrico quando evitam esta sobretensão, uma vez que desviam a corrente para não chegar aos equipamentos recetores.
  • Protetores combinados de sobretensão: ao contrário dos varistores, estes protegem as instalações elétricas das sobretensões permanentes. Este dispositivo corta de imediato a sobretensão produzida numa instalação elétrica e, quando trava este aumento de tensão, encarrega-se de regular a voltagem para não afetar nem a instalação, nem os aparelhos que estão conectados a ela.