O que é a energia química?
A energia química é a energia potencial conservada num portador de energia sob a forma de um composto químico e que pode ser libertada ou absorvida através de uma reação se os átomos forem divididos ou partidos. As reações químicas mais comuns são o calor e a eletricidade, de uso diário.
Em última análise, a energia química encontra-se nos átomos, nas partículas subatómicas e nas ligações químicas, mas só é observada quando ocorre uma reação no seu interior.
Uma vez ocorrida a reação esperada, a energia química é transformada noutro tipo de energia, que pode ser elétrica, radiante, mecânica, térmica e nuclear.
Tipos de energia química
Existem dois tipos de energia química que podem ser diferenciados pela reação que produzem:
- As reações exotérmicas são aquelas que produzem calor e eletricidade. Estas reações podem ser encontradas no uso de combustíveis, por exemplo, na queima de madeira e óleos. Estes materiais conservam a energia química que, quando oxidada, é libertada sob a forma de energia térmica e de energia luminosa.
- As reações endotérmicas são as que produzem o arrefecimento. As reações que geram frio são causadas pela absorção de energia química, por exemplo, o ozono na atmosfera é produzido por uma reação endotérmica.
Convém esclarecer que a energia química mais utilizada no nosso quotidiano é a energia das reações exotérmicas, ou seja, aquela libertada para produzir calor e eletricidade.
Gerenciamento gratuito
Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas
Entre em contato conosco e ligaremos para você.
"*" indica campos obrigatórios
Exemplos de energia química
Alguns exemplos de energia química incluem a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, que produz eletricidade, água quente e calor. O metano e o gás natural são também combustíveis que, ao reagirem com o ar, produzem calor e eletricidade.
A fotossíntese é também um exemplo de energia química, pois transforma a energia solar em energia que é utilizada pelas plantas para produzir dióxido de carbono, oxigénio e água.Por fim, os alimentos que ingerimos são considerados energia química, pois o nosso organismo converte-os noutros tipos de energia para as suas funções, como a energia das moléculas de ATP, que permitem a sobrevivência das células do corpo.