O que é a energia alternativa?

Falamos de energias alternativas quando nos referimos a energias limpas, verdes ou renováveis. Consideram-se energias alternativas todas aquelas que são geradas através de recursos naturais e fontes inesgotáveis, ou seja, aquelas cuja produção não é poluente.

Existe uma grande variedade de energias alternativas, mas em geral distinguem-se de acordo com o produto final que se obtém a partir delas. Nesse sentido, destacam-se a energia elétrica, a energia térmica e os biocombustíveis.

Fontes de energia alternativa

Atualmente, as principais fontes de energia alternativa são as seguintes:

  • Energia solar: é a energia obtida a partir do sol. A radiação solar é recolhida por painéis fotovoltaicos e transformada em eletricidade.
  • Energia eólica: é gerada pela força do vento. Os moinhos de vento dos parques eólicos estão ligados a geradores e transformam a força do vento em eletricidade.
  • Energia hidroelétrica: é uma das formas de energia mais utilizadas. Utiliza a força do fluxo de água para gerar eletricidade e é normalmente produzida em barragens, aproveitando o potencial da queda de água.
  • Energia das marés: é a energia que transforma a força das marés em eletricidade.
  • Energia geotérmica: utiliza as altas temperaturas do núcleo da terra para gerar energia através do calor.
  • Biomassa: obtida através da combustão de resíduos orgânicos, animais e vegetais. Pode substituir outros combustíveis fósseis poluentes, como o carvão ou o gasóleo.
  • Biogás: neste caso, a energia é gerada através da biodegradação da matéria orgânica por microorganismos em dispositivos específicos sem oxigénio.

Gerenciamento gratuito

Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas

Entre em contato conosco e ligaremos para você.

"*" indica campos obrigatórios

Ao enviar este formulário concordo em receber comunicações dos colaboradores do Eligenio – .
Colaboradores

Qual é a energia alternativa mais utilizada?

De acordo com dados fornecidos pela Eurostat e pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), em 2021 Portugal foi o quarto país da UE-27 com maior incorporação de energias renováveis na produção de energia elétrica (58,4%). Esta posição deve-se sobretudo às fontes hídrica e eólica, que foram as mais utilizadas e contribuíram com 81% para esta produção.

A energia alternativa é uma energia limpa que está a ganhar cada vez mais importância no mercado, com inúmeras fontes de produção e exploração. Quer saber mais sobre estas fontes? Continue a navegar no nosso blog.