27/09/2024
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Um relé térmico é um dispositivo que protege um motor electrico. É uma peça que está ligada ao motor com uma placa bimetálica e deteta sobreaquecimento ou sobrecargas, cortando a eletricidade e evitando assim problemas graves ou danos ao sistema.
As vantagens destes dispositivos é que, ao funcionar com uma placa que desliga ou ativa automaticamente ao detetar que as condições são adversas ou ótimas, o motor elétrico pode reiniciar automaticamente quando o perigo de sobrecarga ou sobreaquecimento tiver passado.
Os relés térmicos podem funcionar em corrente alternada e contínua, e podem ser configurados para reiniciar manualmente. A placa de deteção de sobrecarga é fabricada em níquel, ferro e latão, e estão disponíveis vários modelos para se adequar ao tipo de motor necessário.
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Um relé térmico é um dispositivo com múltiplas utilidades. Apesar do seu pequeno tamanho e design relativamente simples, este tipo de sistema de segurança tem uma longa lista de funções que são aproveitadas em várias ocasiões diferentes:
Os relés térmicos são peças avançadas utilizadas para diferentes tipos de motores elétricos, portanto, são necessários diferentes modelos para cobrir todas as situações possíveis. Estes são os três principais tipos de relés térmicos que podem ser encontrados:
Às vezes pode ser útil escolher entre um relé térmico e um dispositivo de proteção do motor, pois não são exatamente a mesma coisa.
Um relé térmico é responsável por detetar um aumento de temperatura resultante de consumo excessivo, enquanto um relé de proteção do motor, que também é responsável pela proteção dos motores eléctricos contra sobrecargas inesperadas, baseia-se na deteção de curto-circuitos ou sobrecargas do sistema, seja qual for a temperatura.
O funcionamento do relé térmico é bastante simples de compreender.
Este sistema de proteção baseia-se em duas placas metálicas que são sensíveis às mudanças de temperatura. O relé térmico é ligado ao motor elétrico e começa a detetar a temperatura gerada pela passagem da corrente.
A corrente flutua constantemente a nível interno, pelo que os relés têm geralmente uma margem de erro ajustável para que não disparem à mínima mudança e parem o motor quando ainda é seguro fazê-lo.
No entanto, quando o sistema excede uma determinada temperatura, as placas metálicas expandem-se automaticamente e disparam o relé, parando o sistema para evitar danos irreparáveis.
Alguns relés térmicos precisam de ser reiniciados de forma manual, enquanto outros podem voltar a funcionar quando a temperatura diminui e o metal das placas encolhe novamente e volta ao seu tamanho original.
Estes sistemas são muito avançados, e permitem-lhe ajustar o grau de margem de erro permitido aos painéis, o tempo de disparo, o modo de reset e mesmo a possibilidade de efetuar todos estes ajustes à distância, para que não tenha de intervir fisicamente num painel elétrico de difícil acesso ou que envolva um problema maior do que a solução que está a tentar alcançar.
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