Qué es un relé térmico y para que se utiliza

Publicado: 05/06/2023

Atualizado: 25/10/2024

Poupança de energia

5 min leitura

O que é um relé térmico e para que é utilizado?

Se está a perguntar-se para que serve um relé térmico e quais são as suas características? Clique aqui e descubra toda a informação que estava à procura.

Se quiser saber mais sobre estes componentes, o que é um relé térmico, para que serve e quais são as suas principais características, aqui encontrará toda a informação de que precisa e o que procurava.

O que é um relé térmico?

Um relé térmico é um dispositivo que protege um motor electrico. É uma peça que está ligada ao motor com uma placa bimetálica e deteta sobreaquecimento ou sobrecargas, cortando a eletricidade e evitando assim problemas graves ou danos ao sistema.

As vantagens destes dispositivos é que, ao funcionar com uma placa que desliga ou ativa automaticamente ao detetar que as condições são adversas ou ótimas, o motor elétrico pode reiniciar automaticamente quando o perigo de sobrecarga ou sobreaquecimento tiver passado.

Os relés térmicos podem funcionar em corrente alternada e contínua, e podem ser configurados para reiniciar manualmente. A placa de deteção de sobrecarga é fabricada em níquel, ferro e latão, e estão disponíveis vários modelos para se adequar ao tipo de motor necessário.

Gerenciamento gratuito

Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas

Entre em contato conosco e ligaremos para você.

"*" indica campos obrigatórios

Ao enviar este formulário concordo em receber comunicações dos colaboradores do Eligenio – .
Colaboradores

Funções de um relé térmico

Um relé térmico é um dispositivo com múltiplas utilidades. Apesar do seu pequeno tamanho e design relativamente simples, este tipo de sistema de segurança tem uma longa lista de funções que são aproveitadas em várias ocasiões diferentes:

  • A principal função do relé é parar o funcionamento de um sistema elétrico quando deteta uma flutuação ou sobrecarga inesperada para proteger os elementos mais sensíveis.
  • Também testa constantemente o motor eléctrico para encontrar problemas importantes que precisam de ser resolvidos.
  • Por ser automático, evita que o corte de um sistema elétrico demore mais tempo do que o necessário, reduzindo o tempo da procura da origem do problema.
  • Como protege os motores elétricos, também poupa dinheiro a longo prazo ao evitar a necessidade da substituição de peças danificadas.
  • Não só protege o motor, mas também evita problemas na linha de alimentação elétrica.
  • Os modelos mais avançados podem ser ajustados remotamente, tornando o trabalho muito mais fácil.
  • Os tempos de tropeço dos relés podem ser ajustados para alcançar uma maior precisão e um melhor nível de segurança.
  • Embora não evite problemas dos motores, resultantes de danos infligidos a peças de motor, serve como método de segurança para evitar acidentes entre os trabalhadores das centrais elétricas.

Tipos de relés térmicos

Os relés térmicos são peças avançadas utilizadas para diferentes tipos de motores elétricos, portanto, são necessários diferentes modelos para cobrir todas as situações possíveis. Estes são os três principais tipos de relés térmicos que podem ser encontrados:

  • Relé diferencial: este é o mais utilizado nos quadros elétricos industriais automatizados, onde deteta desequilíbrios de fase e interrupções inesperadas. Funciona normalmente com duas faixas para conseguir uma precisão ótima.
  • Relé compensado: o bom deste modelo é que não é afetado por alterações na temperatura ambiente, para o qual utiliza uma placa compensadora. É a opção preferida para locais com temperaturas extremas ou mudanças bruscas que possam afetar a expansão das placas.
  • Relé tripolar: este tipo de relé é o mais comum e pode ser adaptado a sistemas monofásicos, bifásicos e trifásicos, pelo que a sua principal característica é a vantagem de se poder adaptar a diferentes tipos de quadros elétricos.

Relé térmico ou proteção do motor: são o mesmo?

Às vezes pode ser útil escolher entre um relé térmico e um dispositivo de proteção do motor, pois não são exatamente a mesma coisa.

Um relé térmico é responsável por detetar um aumento de temperatura resultante de consumo excessivo, enquanto um relé de proteção do motor, que também é responsável pela proteção dos motores eléctricos contra sobrecargas inesperadas, baseia-se na deteção de curto-circuitos ou sobrecargas do sistema, seja qual for a temperatura.

Relé térmico: funcionamento

O funcionamento do relé térmico é bastante simples de compreender.

Este sistema de proteção baseia-se em duas placas metálicas que são sensíveis às mudanças de temperatura. O relé térmico é ligado ao motor elétrico e começa a detetar a temperatura gerada pela passagem da corrente.

A corrente flutua constantemente a nível interno, pelo que os relés têm geralmente uma margem de erro ajustável para que não disparem à mínima mudança e parem o motor quando ainda é seguro fazê-lo.

No entanto, quando o sistema excede uma determinada temperatura, as placas metálicas expandem-se automaticamente e disparam o relé, parando o sistema para evitar danos irreparáveis.

Alguns relés térmicos precisam de ser reiniciados de forma manual, enquanto outros podem voltar a funcionar quando a temperatura diminui e o metal das placas encolhe novamente e volta ao seu tamanho original.

Estes sistemas são muito avançados, e permitem-lhe ajustar o grau de margem de erro permitido aos painéis, o tempo de disparo, o modo de reset e mesmo a possibilidade de efetuar todos estes ajustes à distância, para que não tenha de intervir fisicamente num painel elétrico de difícil acesso ou que envolva um problema maior do que a solução que está a tentar alcançar.

Escrito por Equipa editorial do Eligenio

Logo Eligenio

A equipa de redação de conteúdos do Eligenio é especializada em fornecer informações e conselhos sobre energia.

estamos em redes

Siga-nos em redes sociais