diferencia vatios o voltios

Publicado: 05/06/2023

Atualizado: 25/10/2024

Guia de eletricidade e gás

4 min leitura

Watts ou volts: explicação e diferenças

Quando falamos de eletricidade, há muitos conceitos que nos podem fazer confusão. Aqui explicamos quando falar em watts ou volts.

O que significam os watts e os volts?

Quando fazemos pequenas instalações elétricas em nossa casa ou lemos o manual de um dispositivo eletrónico, as palavras watts e volts aparecem constantemente sem sabermos claramente o seu significado. São dois conceitos básicos em eletricidade que nos ajudam a compreender exatamente como funciona a corrente num edifício ou dispositivo. Embora possam parecer semelhantes à primeira vista, na realidade são termos muito diferentes.

Os watts são a unidade que mede a potência elétrica total de uma instalação. Ou seja, a energia recebida num espaço e num tempo específicos. Por exemplo, uma máquina de lavar roupa tem normalmente entre 1.500 e 2.200 watts.

Por outro lado, os volts medem a energia potencial que um determinado circuito pode fornecer. É a unidade do sistema internacional de medição utilizada para medir a tensão entre dois pontos de um condutor ao transportar uma corrente de um ampere.

Gerenciamento gratuito

Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas

Entre em contato conosco e ligaremos para você.

"*" indica campos obrigatórios

Ao enviar este formulário concordo em receber comunicações dos colaboradores do Eligenio – .
Colaboradores

Diferenças entre watts e volts

Embora pareçam semelhantes, estes conceitos se referem a medições muito diferentes. Então, quando utilizamos watts ou volts?

  • Os Watts medem a potência de um aparelho ou de uma instalação. Por isso, quando compramos um aparelho, vemos esta medida destacada para saber se é compatível com a potência contratada na nossa casa. Se a potência do aparelho for superior à rede da nossa casa, quando o ligarmos, os fusíveis irão explodir.
  • Por outro lado, falamos de volts quando nos referimos, por exemplo, à voltagem de uma bateria. Entre os extremos positivo (+) e negativo (-) estão os eletrões que se deslocam constantemente de um ponto para outro, gerando a eletricidade necessária para que a bateria funcione quando o aparelho que a transporta for utilizado.

Com que são medidos os watts?

Quando consultamos os watts de um aparelho elétrico, a unidade de medida é realçada com a letra W em maiúsculas. Podemos também encontrá-lo escrito como Watts, que vem diretamente do nome James Watts: um matemático e engenheiro escocês do século XVIII cujas contribuições para a máquina a vapor foram fundamentais para o desenvolvimento da energia elétrica tal como a conhecemos hoje.

Os Watts são calculados multiplicando a tensão (medida em volts) pela corrente (em amperes) com a equação: Volts x Amps = Watts. Por sua vez, um watt é equivalente à produção de 1 joule por segundo.

Também é possível encontrar outras medidas relacionadas:

  • Wh ou Watts/hora. Quando falamos da energia produzida pela potência de um watt durante uma hora.
  • kW ou kilowatts. No caso em que a unidade de medida é de 1.000 watts.
  • MW ou megawatt. Quando se fala de uma unidade de um milhão de watts. Isto encontra-se em máquinas industriais, grandes eletrodomésticos ou no carro elétrico.

E os volts?

Os volts são representados pela letra V em maiúsculas. O seu nome deriva do nome de Alessandro Volta, que inventou a pilha voltaica em 1799.

Um dispositivo chamado voltímetro é utilizado para medir a tensão de um circuito eletrônico. Este dispositivo tem vários elementos para realizar a medição:

  • Um terminal de entrada positivo, que é colocado num dos pontos do circuito. É normalmente marcado a vermelho.
  • Um terminal de entrada negativo, a ser colocado no segundo ponto. Normalmente está marcado a preto.
  • Uma escala onde os resultados são lidos no caso de voltímetros analógicos.
  • Um ecrã, que mostra a informação quando o dispositivo é digital.

Para além da unidade de medida do volt, podemos também encontrar os seus múltiplos, como por exemplo:

  • Megavolt ou MW. Isto é um milhão de volts.
  • Kilovolt ou kV. Igual a 1.000 volts.
  • Millivolt ou mV. Um milésimo de um volt.
  • Microvolt ou μV. Um milionésimo de um volt.

Como converter de watts para volts?

Como explicado acima, a tensão (volt) e a potência contratada (watt) estão relacionadas entre si através de corrente (ampere). Portanto, quando queremos converter de watts para volts, precisamos de utilizar a seguinte fórmula matemática:

Watts / Amps = Volts

Se precisar de fazer esta conversão rapidamente, há muitos sites na Internet que o fazem em poucos passos. Para obter o resultado terá de indicar a potência da instalação em watts e a corrente em amperes, com a qual obterá em apenas alguns segundos o resultado em volts dessa instalação.

Agora que explicamos quando devemos falar em watts e volts, como cada um é medido, as diferenças entre os dois e como fazer a equivalência entre as estas medições, diga-nos: existem outros conceitos sobre a eletricidade na vida quotidiana que gostava de conhecer melhor?

Escrito por Equipa editorial do Eligenio

Logo Eligenio

A equipa de redação de conteúdos do Eligenio é especializada em fornecer informações e conselhos sobre energia.

estamos em redes

Siga-nos em redes sociais