Expediente de acometida que es

Publicado: 18/01/2024

Atualizado: 04/11/2024

Fornecimento de energia

5 min leitura

Pedido de ligação: o que é e como se solicita

Sabe o que é e como se solicita um Pedido de Ligação? Mostramos-lhe hoje no nosso blog tudo o que precisa de saber para o fazer.

O principal passo para conseguir ter eletricidade na sua casa é ter um pedido de ligação. Este estranho termo é o que liga o seu abastecimento à rede elétrica para poder usufruir da eletricidade em casa. Veja como funciona e quanto custa obtê-la.

O que é um pedido de ligação?

Sem este pedido não pode um técnico colocar-lhe eletricidade, entre outras coisas, pois não tem autorização para que o fornecedor de eletricidade se conecte ao seu ponto de abastecimento.

Como vê, o pedido de ligação é, na realidade, bastante simples, mas é extremamente necessário quando quer ter eletricidade na sua casa. Qualquer imóvel onde irá desfrutar do abastecimento tem esse pedido de ligação, onde o mesmo se solicita quando quer registar-se para ter luz.

É necessário solicitar o pedido de ligação?

Antes que entre em pânico, relaxe, porque não tem que solicitar o pedido de ligação. Isso é feito pela empresa fornecedora, sendo a empresa encarregue de lhe colocar eletricidade quando se liga a luz. Você terá apenas de fazer o pedido.
E, como posso confirmar que necessito desse documento? Poderá fazê-lo você mesmo ao contactar a empresa fornecedora para iniciar a gestão, embora o mais habitual é que isso seja feito por um técnico especializado em pedidos de ligação. Ele fá-lo-á de forma muito rápida.

Gerenciamento gratuito

Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas

Entre em contato conosco e ligaremos para você.

"*" indica campos obrigatórios

Ao enviar este formulário concordo em receber comunicações dos colaboradores do Eligenio – .
Colaboradores

Como solicitar um pedido de ligação em 5 passos

O motivo pelo qual recomendamos que seja um técnico especializado em pedidos de ligação a preparar o pedido é porque os passos a dar são um pouco complexos para quem não conhece o processo. Veja em que consiste o passo a passo:

  1. Contactar o fornecedor para abrir o documento. Este documento tem os dados mais importantes, como a direção do imóvel, a informação do solicitante, a tensão de instalação ou potência elétrica que vai contratar na instalação.
  2. Esperar dez dias para que a distribuidora responda ao pedido. O fornecedor tem que comprovar que não há nenhum erro na documentação que foi enviada. Essa documentação é a que acabamos de indicar no primeiro ponto.
  3. Receber um orçamento com estudo de viabilidade. Aqui terá de esperar quinte dias até que receba o orçamento com todos os trabalhos que o fornecedor terá para conseguir fazer a ligação à rede. Poderá aceitar ou não.
  4. Comprovar que o projeto cumpre com os requisitos. Terá de esperar até ao fornecedor ver que o projeto de instalação é correto e que pode ser realizado sem riscos. Depois irá receber o código do ponto de abastecimento.
  5. Fazer as obras pertinentes. Quando o fornecedor tiver verificado que todas as autorizações estão em ordem e que não há problemas, começará os trabalhos indicados para colocar a eletricidade na sua casa. Estes trabalhos estão incluídos na licença de ligação.

Uma vez terminada a obra, o último passo a dar é ter a documentação pertinente. Entre essa documentação terá o NIP, o que necessita para indicar ao comercializador que a ligação é contratável e que já pode receber o abastecimento de eletricidade no imóvel indicada.

É necessário fazer o pedido de ligação para todos os tipos de habitação?

Nem sempre é necessário realizar o pedido de ligação, pois isso depende do tipo de habitação que tem. Por exemplo, não é o mesmo ter eletricidade num apartamento que uma habitação isolada. Vamos diferenciar de pedido de ligação entre um imóvel e outro:

Em apartamentos, não é necessário fazer o pedido de ligação. Isto porque se trata de um edifício com várias casas no seu interior, que normalmente já têm o seu ficheiro de ligação há muito tempo. A única coisa que pode fazer é verificar se todas as casas o têm.

Numa habitação isolada o mais normal é que tenha de fazer o pedido de ligação se quiser uma ligação de eletricidade, tanto porque a casa é nova ou porque a está a recuperar. Se tem dúvidas sobre a necessidade de o solicitar ou não, consulte o especialista do projeto da obra.

Qual o preço de um pedido de ligação?

Seguramente algo bastante importante é saber o valor de solicitar um pedido de ligação, principalmente se procura poupar todos os gastos possíveis. O preço do pedido de ligação depende de vários fatores pessoais. Veja:

  • O tipo de terreno onde está o imóvel
  • O tipo de imóvel onde irá colocar eletricidade
  • O número ou tipo de obras que necessita de fazer
  • A distância que há da rede até ao ponto de abastecimento
  • O número de kW que quer contratar de potência
  • Direitos de controlo, direitos de retenção e direitos de verificação

Por último, ao preço de um pedido de ligação tem de acrescentar alguns custos fixos que terá de pagar: os direitos de acesso e os direitos de extensão. Veja:

  • Os direitos de acesso custam 19,70 € por cada kW contratado
  • Os direitos de extensão custam 17,37 € por cada kW contratado

Com estes dados já pode solicitar o pedido de ligação, sabendo o que lhe irá custar. Lembre-se que pode deixar que o fornecedor se encarregue do procedimento. Basta contactar a empresa e eles saberão o que fazer em pouco tempo.

Escrito por Equipa editorial do Eligenio

Logo Eligenio

A equipa de redação de conteúdos do Eligenio é especializada em fornecer informações e conselhos sobre energia.

estamos em redes

Siga-nos em redes sociais