09/07/2025
Critérios ESG: o que são e como nos afetam?
Entenda o que são os critérios ESG, seus princípios e como impactam a sociedade e os investimentos. Descubra a importância ambiental, social e de governança.
Leia maisO mais pesquisado...
Descubra de onde vem a eletricidade em Portugal, as principais fontes como hidrelétrica e solar, e o papel das energias renováveis no futuro do país.
Descubra de onde vem a eletricidade em Portugal, as principais fontes como hidrelétrica e solar, e o papel das energias renováveis no futuro do país.
Embora Portugal seja um país destacado na aposta na energia renovável, em prol de garantir uma energia sustentável, ainda depende de energias fósseis para sustentar o país, mas a eficiência energética tem melhorado, realçando-se um aspeto negativo, a falta de independência.
A energia em Portugal vem mais concretamente das seguintes fontes:
Assim sendo, Portugal tem feito o seu melhor para criar menos dependência de energia fóssil, destacando-se com uma percentagem a rondar os 70% no que toca a fonte de energia renovável.
Olhando para a eletricidade em Portugal, a APREN (Associação Portuguesa de Energias Renováveis) destaca claramente a sustentabilidade da energia hídrica e eólica, sendo as mesmas os principais elevadores da energia do país.
Afinal, no primeiro trimestre do ano, Portugal surge na terceira posição com maior incorporação renovável na geração de eletricidade de entre os mercados, sendo as barragens portuguesas e as eólicas obreiros principais destes valores.
Em suma, a energia hídrica e eólica são os principais pilares da evolução para a menor necessidade de energia fóssil em Portugal.
Gerenciamento gratuito
Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas
Entre em contato conosco e ligaremos para você.
"*" indica campos obrigatórios
Como já citado, a energia hídrica e eólica tornaram-se as principais fontes de eletricidade em Portugal, seguindo-se valores menores para o gás natural, a energia solar e de biomassa, assim como fontes fósseis.
Com isso em mente, o grande vencedor de Portugal em fonte energética vai para a sustentabilidade que surge da energia hídrica e eólica.
Uma aposta vencedora e que se destaca no país, uma energia renovável e altamente fiável, fazendo parte à data de ser o principal fornecedor de energia em Portugal através dos comercializadores de energia, não existindo nada mais do que energia verde disponível.
Sendo Portugal um país com mar, montanhas e vento, características positivas para energia renovável, a energia solar foi viável, uma vitória e um crescimento repentino. Portugal tem mente uma contínua aposta neste ramo, nestas características e tem criado estruturas para que, até 2030, mais de 80% da eletricidade em Portugal venha da energia solar.
A produção da eletricidade em Portugal é muito alargada, com vários pontos no país a conseguirem produzir com muita qualidade e rapidez energia que acaba por ser até exportada para outros países europeus.
Com diversos parques eólicos, centrais hidrelétricas e outras infraestruturas, a produção é a chave do sucesso para os números tão positivos em sustentabilidade. No que toca à distribuição, a história muda de figura e temos uma empresa responsável por todo Portugal.
Sendo Portugal um país pequeno, embora com uma grande aposta nas diversas energias renováveis, a verdade é que existe apenas uma distribuidora de energia, sendo ela responsável pelo fornecimento de 99% da rede. A E-Redes é a responsável pela gestão de distribuição de média e baixa tensão.
Todavia, existem algumas empresas que fazem distribuição local, embora em zonas muito limitadas e que se baseiam em locais sem expressão a nível nacional.
Existindo compromissos climáticos e metas para serem conseguidas pela Europa, a verdade é que no que toca a eletricidade e energia, Portugal tem conseguido liderar de uma forma muito positiva. Com excelentes números já alcançados, as políticas têm tido um impacto positivo, determinantes para criar uma descarbonização fiável no país.
Por outro lado, surge negativamente o preço da energia que, embora seja um país sustentável e com ferramentas para oferecer energia renovável sem comprometer a qualidade, os preços mantêm-se elevados e um entrave no que toca ao futuro.
Portugal enfrenta objetivos muito claros até 2050 e, embora possam existir mudanças pelas mudanças governamentais, existem protocolos que irão manter-se até ao fim. Assim sendo, o primeiro destaque vai para 2030, um ano onde Portugal procura produzir 80% da energia elétrica.
Já para 2045, Portugal coloca a missão de neutralizar as emissões e passar a ser um país com zero emissões líquidas no que toca a eletricidade.
Portugal é um país que quer estar sempre no centro das atenções no que toca a energia renováveis, já que a aposta tem sido constante e com investimentos de vários milhões de euros. Com diversos objetivos e metas para cumprir, o papel das energias renováveis será muito importante, principalmente para combater e reduzir drasticamente a dependência energética.
Além disso, as energias renováveis são um objetivo claro de toda a Europa, podendo assim Portugal destacar-se pela positiva e criar um motor económico e inovador.
O país tem conseguido criar ferramentas para deixar para trás toda e qualquer energia que não renovável, podendo mesmo esperar-se que as metas até 2050 sejam conseguidas antes das datas estipuladas.
Os valores já conseguidos e mantidos em termos de distribuição de eletricidade em Portugal são uma clara resposta de que o país, os fornecedores e toda a rede de energia estão focados na inovação, optando por ser o pilar da descarbonização e um motor económico, fruto das infraestruturas solares e eólicas.
A sustentabilidade energética é foco total para Portugal, estando totalmente comprometido em cumprir todas as suas metas, ideias e projetos já lançados pelos governos. Tendo em conta as vantagens que surgem pela eliminação de energia não renovável, acredita-se que todos os assuntos dentro da energia, Portugal será destaque e um motivo exemplar a seguir.
Descubra como é fácil economizar com Eligenio
Aconselhamo-lo sem compromisso
"*" indica campos obrigatórios
Os campos marcados com * são obrigatórios