rentabilidad huerto solar

Publicado: 09/10/2023

Atualizado: 25/10/2024

Energia solar

5 min leitura

Que rentabilidade tem um parque solar?

A rentabilidade de um parque solar é um dos dados mais importantes a conhecer antes de investir num. Hoje vamos falar sobre este tema.

Ter um parque solar é uma das melhores formas de autoconsumo e gerar energia sustentável. Mas pode estar a perguntar-se como funcionam estas instalações e se realmente valem a pena a longo prazo. Vamos verificar com atenção neste artigo.

O que é um parque solar?

Um parque solar não é nada mais que um terreno onde se instalam painéis solares. Estes painéis solares são comunitários, ou seja, instalados por várias pessoas interessadas no autoconsumo. As pessoas em questão são as responsáveis pelos gastos do parque solar.

O que é que se obtém com um parque solar que não se consegue obter com os painéis solares no telhado? Na realidade os parques solares são mais rentáveis a nível energético, pois assim terá mais quantidade de luz para aproveitar num edifício.

Mas o bom de usar um parque solar é que, não só tem a oportunidade de aproveitar toda essa quantidade de energia para a consumir numa comunidade de vizinhos como também pode poupar bastante dinheiro nas faturas ao vender tudo o que lhe sobre à Rede Elétrica.

Gerenciamento gratuito

Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas

Entre em contato conosco e ligaremos para você.

"*" indica campos obrigatórios

Ao enviar este formulário concordo em receber comunicações dos colaboradores do Eligenio – .
Colaboradores

Diferenças entre parque e granja solar

Quiçá pense que o parque solar é o mesmo que a granja solar, mas na realidade, não são o mesmo. É verdade que a finalidade de gerar luz sustentável a partir de instalações fotovoltaicas num terreno é a mesma, mas diferenciam-se em pequenos detalhes. Veja:

  • A primeira grande diferença entre o parque e a granja solar está no tamanho. Enquanto o parque solar se situa num terreno bem mais pequeno, a granja solar é muito maior e nem sempre se utiliza um terreno para fins agrícolas.
  • O uso que se faz do parque e da granja solar também não é o mesmo. Por exemplo, enquanto um parque solar se usa para gerar luz em pequena escala, a granja solar utiliza-se para gerar luz em grande escala. Esta última serve para alimentar serviços públicos.
  • A última grande diferença entre a granja e o parque solar é a propriedade em si. Ou seja, você pode ser o único dono de um parque solar, mas não pode ser o único dono de uma granja solar, pois necessitam de mais pessoas proprietárias.

Agora já conhece as diferenças mais importantes entre um parque solar e uma granja solar.

Requisitos para instalar um parque solar

Embora em Portugal toda a gente seja incentivada a optar pelo autoconsumo, não pode instalar um parque solar de qualquer maneira, pois está a utilizar um terreno que requer certificações próprias. Portanto, se quer um parque solar, veja o que tem que fazer:

1. Falar com uma empresa instaladora

A primeira coisa que lhe é exigido é que entre em contacto com uma empresa capaz de instalar parques solares. Essa empresa já sabe que tipo de documentação deve ter em dia e que certificações necessita para não ter problemas com a lei ou a segurança.

2. Conseguir o sim do comercializador

Após a empresa instaladora lhe ter dito que o projeto é rentável, é necessário obter o acordo do comercializador para ligar a instalação à rede. Neste caso, terá de apresentar um pedido à empresa em tempo útil e aguardar aprovação.

3. Ter a aprovação da comunidade autónoma

A aprovação da empresa instaladora e do comercializador não servem de nada se depois a comunidade autónoma onde vai colocar o seu parque solar não estiver de acordo. Esta é que vai autorizar que se façam as obras necessárias, pelo que antes deve pedir-lhes autorização.

4. Inscrever-se no Registo Administrativo

Quando conseguir que todas as partes estejam de acordo tem que o provar inscrevendo-se no registo administrativo das instalações de produção de energia elétrica. Não se preocupe, pois tem toda a informação no site do Ministério.

5. Assinar o contrato

Finalmente, já pode assinar o contrato que o comercializador lhe prepara para iniciar as obras necessárias no terreno que escolheu e conectar o parque solar à rede. Com este contrato não terá nenhum problema em iniciar a instalação.

Qual é a rentabilidade de um parque solar por hectare?

A rentabilidade dos parques solares por hectare não é tão fácil como costumava ser, pois há vários anos que o Estado garantia um rendimento fixo ao fim de 30 anos. Agora as coisas mudaram e o rendimento depende de dois fatores, que são:

  • O preço que vale o quilowatt no mercado diário de luz.
  • O contrato de compra e venda entre os consumidores de luz do parque solar e os fornecedores. Este contrato chama-se contrato Power Purchase Agreement.

Como pode ver, a rentabilidade de um parque solar é bastante difícil de medir, mas o que se sabe é que a médio prazo ser-lhe-á rentável todo o investimento que fez. Por isso, hoje em dia é um investimento muito recorrido e estão a ser feitas mais autorizações para parques solares.

Exemplo de rentabilidade de um parque solar de 1 MW

Para saber mais sobre o grau de rentabilidade dos parques solares, vamos imaginar que a instalação tem a capacidade de produzir 1 MW. Neste caso, demoraria em média uns 8 anos para recuperar todo o investimento que fez. Chegaria a ganhar 80.000 euros por ano.

Pense que, à partida, teria que investir 650.000 euros. Existem casos de rentabilidade de um parque solar de 1 MW tão alta que conseguiram reaver grande parte do investimento em três anos. Consulte Eligénio para encontrar outras ofertas de poupança energética.

Escrito por Equipa editorial do Eligenio

Logo Eligenio

A equipa de redação de conteúdos do Eligenio é especializada em fornecer informações e conselhos sobre energia.

estamos em redes

Siga-nos em redes sociais