reciclaje paneles fotovoltaicos

Publicado: 11/03/2024

Atualizado: 25/10/2024

Energia solar

5 min leitura

Reciclagem de painéis solares, como é feita?

Quer saber como funciona a reciclagem dos painéis solares? Neste artigo, explicamos-lhe em detalhes como funciona o processo.

Os painéis solares são feitos de materiais reutilizáveis que geram energia renovável. Para otimizar a utilização dos recursos e continuar a proteger o ambiente, a União Europeia autorizou a reciclagem dos painéis solares no final da sua vida útil.

Regras para reciclar painéis solares

Desde o ano de 2012 os painéis solares devem ser reciclados quando deixam de funcionar. Isto é consequência da Diretiva de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos de Resíduos (WEEE), que reconhece que todos os componentes elétricos e eletrónicos são resíduos.

Esta diretiva faz parte das obrigações que cada país europeu tem de cumprir. O objetivo da reciclagem dos painéis solares é reduzir os efeitos nocivos do aquecimento global através da libertação de gases tóxicos para a camada de ozono.

Para além da Diretiva WEEE e do apoio da União Europeia, a associação sem fins lucrativos PV CYCLE, fundada em 2007, tem por objetivo gerir e facilitar todo o processo de reciclagem dos painéis fotovoltaicos.

De acordo com a Diretiva WEEE, o fabricante dos painéis solares é o responsável pela reciclagem dos materiais, quando estes deixam de funcionar e os componentes são considerados inutilizáveis. Em Portugal, esta diretiva está incluída no Decreto-Lei nº 67/2014, de 7 de Maio.

Gerenciamento gratuito

Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas

Entre em contato conosco e ligaremos para você.

"*" indica campos obrigatórios

Ao enviar este formulário concordo em receber comunicações dos colaboradores do Eligenio – .
Colaboradores

Benefícios da reciclagem de painéis solares

As vantagens da reciclagem de painéis solares são muitas. Em primeiro lugar, reduz a emissão de gases nocivos e a exploração dos recursos naturais do planeta. A reciclagem de painéis solares também ajuda a reduzir a utilização dos aterros de resíduos urbanos.

Além disso, o setor da reciclagem de painéis fotovoltaicos registaria um aumento da produção de emprego, com a criação de novas empresas especializadas neste setor. Isto significaria, a nível geral, uma melhoria da economia a nível mundial.

Os benefícios da reciclagem de painéis fotovoltaicos são tão grandes que fazem parte do plano verde da União Europeia. Até 2030, a reciclagem de painéis solares pouparia 450 mil milhões de toneladas de emissões de CO2 e daria emprego a quase 600.000 pessoas.

É melhor reciclar ou reutilizar um painel solar?

É sempre aconselhável reciclar os painéis solares, sobretudo porque a eficiência de uma infraestrutura fotovoltaica que já ultrapassou cerca de 30 anos de vida útil diminui entre 6 e 8%. Um painel solar muito antigo não produz tanta energia solar.

No entanto, se os painéis solares bem conservados continuarem a fazer o seu trabalho, mesmo depois de tantos anos, o proprietário pode até mesmo vendê-los em segunda mão. Neste caso, o preço seria mais barato.

Como são reciclados os painéis solares

Quando os painéis solares atingem 25 a 30 anos, por norma, é chegada a hora de os reciclar. Isto pode ser feito de duas formas, através da reciclagem térmica ou mecânica:

  • A reciclagem térmica dos painéis solares é a mais frequente quando se pretende dar uma segunda vida às infraestruturas. Trata-se de isolar todas as moléculas de vidro através da queima do material, que constitui 80% do painel. Este processo químico também separa as moléculas de alguns metais.
  • A reciclagem mecânica dos painéis solares é o processo menos utilizado. Os materiais são isolados através da trituração dos painéis e submetidos a processos químicos específicos. O objetivo é produzir derivados que atinjam a potência necessária.

Que materiais podem ser reciclados?

A garantia de todos os painéis solares é que cerca de 90% dos materiais que os compõem são reutilizáveis e podem ser quase totalmente reciclados, desde que o processo de transporte, gestão e tratamento das infraestruturas renováveis seja seguido à risca.

Se considerarmos que os materiais que compõem cada painel fotovoltaico são o vidro, o silício, o cobre, a prata, o alumínio e uma percentagem mínima de polímeros, sabemos que o vidro e o alumínio são os dois componentes mais fáceis de reciclar.

Felizmente, estes dois componentes constituem a quase totalidade dos painéis:

  • O vidro representa cerca de 75% do módulo fotovoltaico.
  • O alumínio é o segundo material que compõe o módulo, com uma quota de 9%.

Além disso, o processo de reciclagem dos painéis solares não é muito complicado nem demorado. Os materiais de cada painel fotovoltaico podem ser separados, processados e reutilizados para outros fins.

Onde são eliminados os painéis solares?

Os fabricantes de painéis solares têm as suas próprias empresas especializadas apenas na reciclagem das infraestruturas. Isto porque, embora os painéis em si não sejam poluentes, podem ser prejudiciais se a eliminação dos materiais não for corretamente gerida.

Para garantir a gestão correta dos painéis solares que não funcionam, estes são reciclados de acordo com os regulamentos aprovados pela UE. Como estes regulamentos são rigorosos, apenas os fabricantes estão autorizados a levar os painéis para empresas de reciclagem.

Atualmente, a PV CYCLE é a empresa líder na reciclagem de painéis solares em todo o mundo, com até 90% dos tratamentos das infraestruturas.

Escrito por Equipa editorial do Eligenio

Logo Eligenio

A equipa de redação de conteúdos do Eligenio é especializada em fornecer informações e conselhos sobre energia.

estamos em redes

Siga-nos em redes sociais