27/09/2024
Quanto consome uma arca congeladora?
Descobre quanto consome uma arca congeladora e como afecta a sua fatura de eletricidade. Aprende dicas práticas para melhorar a eficiência e reduzir os custos.
Leia maisO mais pesquisado...
Descubra aqui quanto consome uma lareira elétrica, que tipos de lareiras elétricas existem ou qual é o seu funcionamento.
Descubra aqui quanto consome uma lareira elétrica, que tipos de lareiras elétricas existem ou qual é o seu funcionamento.
Na atualidade, cada vez são mais os utilizadores que apostam nas lareiras elétricas frente às tradicionais, uma vez que são muito mais simples de instalar e são muito mais limpas, já que não emitem nenhum tipo de resíduo.
As lareiras elétricas dividem-se em dois tipos: fixo ou embutido. Se quiser conhecer em que se diferenciam estas duas tipologias de lareiras elétricas, a seguir explicamos de forma detalhada.
As lareiras elétricas fixas, ao contrário das lareiras de embutir, são colocadas numa parede ou mesmo no chão. Este tipo de lareira é muito potente e só existe de forma retangular ou quadrangular. Ao contrário das lareiras de embutir, as lareiras fixas necessitam de fixação devido ao seu maior peso.
As lareiras elétricas de embutir (também conhecidas como inserção elétrica), como o seu nome indica, permitem ser instaladas no buraco de uma fogueira velha, o que possibilita a não realização de obras de remodelação. No resultado é muito estético e, além disso, estas lareiras elétricas de embutir são muito mais potentes que as fixas.
Gerenciamento gratuito
Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas
Entre em contato conosco e ligaremos para você.
"*" indica campos obrigatórios
O funcionamento de uma lareira elétrica, na verdade, é muito simples. Estas lareiras albergam no seu interior umas resistências que, uma vez ativadas, transmitem o calor até às divisões da casa graças às ventoinhas que contêm.
O calor, no geral, sai para o exterior através da parte frontal do ecrã da lareira elétrica, embora atualmente existam alguns modelos de lareira que emitem o calor através das zonas laterais.
A grande atração das lareiras elétricas é que, sempre que esta função de aquecimento é ativada, é acompanhada simultaneamente por uma simulação de chama no ecrã, o que permite criar um bom ambiente em qualquer divisão.
Para conhecer qual é o consumo de uma lareira elétrica, deve entender que, por um lado, o consumo de um ecrã LED encarregue de simular as chamas e, por outro, o sistema de geração de calor no seu interior.
Quanto ao consumo de energia da resistência elétrica, este é normalmente de 1000-2000 W no máximo. Ou seja, uma lareira elétrica em funcionamento a uma potência de 2000 W equivale a um consumo de 2 kW/h. Por outro lado, o consumo do ecrã da lareira elétrica é muito inferior, uma vez que estes apenas utilizam luzes LED ou lâmpadas de 11 W.
Portanto, para calcular o consumo de uma lareira elétrica deve conhecer, de antemão, o preço do kWh e o número de horas que a lareira está em funcionamento. Conhecendo estes dados, poderá calcular o consumo elétrico de uma lareira elétrica mediante a seguinte fórmula:
Consumo da lareira (potência) * tempo de utilização (horas) * preço kWh = consumo total.
Para responder a esta pergunta, primeiro é necessário conhecer as características das lareiras tradicionais e as elétricas para conseguir realizar uma comparação.
As lareiras tradicionais a lenha têm um elevado poder calórico em qualquer espaço, tendo a vantagem da sua capacidade de aquecer qualquer divisão muito rápido. Vale também destacar que são uma forma de poupar na fatura de gás e de eletricidade na casa, fruto do seu combustível ecológico, sendo a lenha.
No entanto, em comparação com as lareiras elétricas, as lareiras tradicionais representam bastantes desvantagens, como, por exemplo, a abundância de sujidade e os resíduos que geram devido à utilização de madeira, a grande manutenção que necessitam, somando tudo isto a problemas de fumo que podem causar em casa.
As lareiras elétricas, por outro lado, ao não necessitar de madeira real, não representam qualquer perigo e, além disso, não necessitam de grande manutenção e a sua instalação é muito menos rigorosa. Quanto à rentabilidade, as lareiras elétricas permitem personalizar ou regular a potência a que trabalham, o que sem dúvida é uma grande forma de ajustar o consumo e poupar dinheiro.
Se quer começar a realizar algumas mudanças para conseguir o máximo partido da sua lareira elétrica após ler este artigo, oferecemos-lhe aqui alguns conselhos para otimizar o consumo de uma lareira elétrica em casa de forma muito simples.
Sendo garantido que as lareiras elétricas são um grande elemento decorativo que se realça em qualquer divisão e permite criar um ambiente acolhedor e cómodo, não é aconselhável abusar deste fator decorativo, porque mesmo que o consumo das luzes led do ecrã da lareira elétrica seja muito baixo, se for sempre utilizada repetidamente sob este pretexto, o consumo de eletricidade pode tornar-se bastante elevado com o tempo.
Hoje em dia a maioria das lareiras elétricas do mercado contam com opções de encerramento automático entre as suas prestações. Com a possibilidade de programar o desligamento automático ou a ligação automática da lareira elétrica poderá poupar no consumo de eletricidade da mesma, já que só estará acesa no tempo exato em que foi programado e não gastará de mais.
Descubra como é fácil economizar com Eligenio
Aconselhamo-lo sem compromisso
"*" indica campos obrigatórios
Os campos marcados com * são obrigatórios