cargar moto electrica

Publicado: 16/07/2025

Atualizado: 17/07/2025

Mobilidade eléctrica

7 min leitura

Como carregar moto elétrica em casa corretamente

Aprenda a carregar sua moto elétrica corretamente em casa. Dicas sobre tempo, custo e cuidados com a bateria para manter seu veículo eficiente.

Aprenda a carregar a sua moto elétrica corretamente em casa. Dicas sobre tempo, custo e cuidados com a bateria para manter o seu veículo eficiente.

Conselhos para carregar uma mota elétrica em casa

Carregar uma moto elétrica em casa é uma solução de excelência e uma das formas mais simples e fáceis quando se pensa em economizar. Com os nossos conselhos para carregar uma moto elétrica em casa, irá ficar a perceber como o fazer de forma segura, eficiente e amigável para a bateria.

Escolha o local certo para carregar a sua bicicleta

Algo bastante importante quando pensa em carregar a sua moto elétrica, é o local do mesmo, sendo a chave para o sucesso da eficiência da mesma. Opte por um local seco, ventilado, livre de humidade e sem oscilações de temperatura. 

Nunca carregue a sua moto num local fechado e onde o mesmo possa ter picos de frio ou calor. Afinal, as temperaturas extremas podem afetar a boa funcionalidade da bateria e retirar-lhe anos de vida, a longo prazo.

Utilize um carregador adequado

É fundamental que o utilizador de uma moto elétrica tenha consciência que é importante utilizar as recomendações do fabricante, principalmente no que toca ao carregador. Afinal, as motos elétricas surgem no mercado com carregadores específicos para a sua bateria. 

Em prol de garantir que não danifica a sua bateria, não utilize carregadores universais, de outras marcas ou para outro tipo de veículos, pois este dano pode ser irreversível e tornar-se em algo grave.

Não carregue sempre a bateria a 100%

Embora as baterias de lítio modernas, as mais comuns em motos elétricas, não tenham o famoso “efeito memória” como outras baterias menos comuns aos dias de hoje, devemos evitar o carregamento a 100% das baterias, sendo esta uma recomendação geral para veículos elétricos.

Assim sendo, opte por carregar dentro dos 80-90%, podendo até chegar a valores inferiores como 40-50% se utilizar a moto para viagens curtas, estando assim a trabalhar de forma clara numa rentabilização na durabilidade da sua bateria, onde a mesma agradece.

Por outro lado, realçamos que pensar no oposto também é extremamente importante, ou seja, não deve deixar que a bateria fique com menos de 20%, muito menos que existam descargas totais, pois isso causa danos na mesma.

Não deixe a moto ligada à corrente durante muito tempo

Um erro bastante comum é que as baterias não devem manter-se ligadas ao carregador se o trabalho já foi concluído. Ou seja, se uma bateria está totalmente carregada, desligue o carregador. Manter a bateria ligado ao carregador pode provocar sobreaquecimento e os danos a longo prazo são reais.

Embora não seja uma realidade em todas as motos elétricas, existem sistemas que se desligam de forma automática aquando da totalidade do carregamento. Se não for o seu caso, pense em adquirir um alarme ou sistema de desligamento com temporizador, podendo assim poupar energia e não danificar a bateria.

Verifique a bateria de vez em quando

Com o passar do tempo, as baterias dos veículos elétricos perdem a sua capacidade e com o avançar do tempo necessitam de uma atenção redobrada. Assim sendo, é recomendável verificar o estado da bateria de forma regular, para não ser surpreendido.

O avanço da tecnologia pode ser uma mais-valia, existindo no mercado diversos modelos de motas que têm disponíveis diagnósticos através do sistema da moto ou mesmo aplicações no telemóvel. Com isso em mente, aproveite esta ferramenta para verificar o estado da bateria.

Uma verificação regular do estado da bateria poderá levá-lo a entender de forma rápida que a hora de uma mudança de bateria está para breve.

Gerenciamento gratuito

Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas

Entre em contato conosco e ligaremos para você.

"*" indica campos obrigatórios

Ao enviar este formulário concordo em receber comunicações dos colaboradores do Eligenio – .
Colaboradores
Este campo está escondido ao visualizar o formulário

Quanto tempo demora a carregar uma moto elétrica?

O tempo de carregamento de uma moto elétrica depende de vários fatores, onde o tipo de bateria e a capacidade da mesma são critérios importantes na análise.

  • Capacidade da bateria: A capacidade e a autonomia estão interligadas quando se pensa no tempo de carregamento. Quanta maior for a capacidade da mesma, maior será a sua autonomia e é um fator na mudança do tempo. As baterias das motos elétricas são medidas em kWh (quilowatts-hora) e no mercado variam entre 1 e 3 kWh, enquanto as de maior autonomia entram na casa dos 10-15 kWh. Em suma, as de menor autonomia têm um tempo de carregamento muito inferior.
  • Tipo de carregador: Não só os valores se tornam diferentes quando se carrega uma mota elétrica em casa ou num posto. Afinal, o tipo de carregador difere e a potência de carregamento é inferior em casa. Assim sendo, os carregadores doméstico rondam entre 1 a 2 kW, necessitando de muito mais tempo.
  • Nível de carga inicial: Naturalmente, uma bateria que esteja completamente descarregada necessitará de um tempo superior. Porém, se também não precisar da carga completa, os tempos reduzem significativamente. Face a muitos motociclistas optarem por fazer cargas parciais, o tempo de espera difere e aproveitam para ajudar ao tempo de vida da bateria.

Quanto tempo demora a carregar uma moto elétrica?

O tipo de carregador é a peça fundamental para dar resposta ao tempo de demora a carregar uma moto elétrica. Geralmente, com um carregador doméstico tipo 1, uma moto poderá demorar entre 2 a 6 horas a carregar, dependendo de fatores como os mencionados anteriormente. Se utilizar um carregador tipo 2, a situação melhora a olhos vistos, já que o tempo reduz para metade, até menos.

Deixamos-lhe um guia rápido para ter uma ideia do tempo de demora para carregar as distintas motos elétricas disponíveis no mercado:

  • Scooters elétricas: Com baterias pequenas entre 1 a 3 kWh, conta no geral com um período de carregamento entre 3 a 5 horas.
  • Motos elétricas: Se contar com um carregador doméstico tipo 1, o tempo de carregamento para este tipo de motas, que se situam entre 4 a 7 kWh, o carregamento ronda as 4 ou 8 horas, reduzindo para metade se for um utilizador com um carregador tipo 2.
  • Motas de alto rendimento: Com uma potência muito superior, ou seja, capacidade de bateria de 10 ou mais kWh, as motas de alto rendimento podem demorar mais de 10 horas a carregar, mas se utilizar uma estação rápida pode ser reduzido o seu tempo para 1 a 2 horas.

Quanto custa carregar uma mota elétrica

Com o crescimento radical e bem notório do mercado das motas elétricas, são muitas as pessoas a procurar informações sobre os custos, em prol de garantir uma utilização de energia elétrica e deixando para trás o consumo de combustíveis fósseis. Assim, surgem muitas dúvidas sobre os custos do carregamento de uma moto elétrica.

Na verdade, é mais simples do que aparenta calcular o preço para carregar uma moto elétrica. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  • Conheça a capacidade em kWh da bateria da sua mota (ver manual).
  • Verifique a eficiência do carregador que utiliza, um dado que pode estar dentro do manual de utilizador ou nas características do carregador em questão.
  • Calcule o tempo necessário para a bateria alcançar os 100%.
  • Multiplique a capacidade da bateria pela eficiência do carregador para descobrir a totalidade da energia necessária, em kWh.
  • Feito isto, multiplique essa energia pelo preço do kWh do seu tarifário energético e está feito, aí tem o custo total de carregamento.

Escrito por Equipa editorial do Eligenio

Logo Eligenio

A equipa de redação de conteúdos do Eligenio é especializada em fornecer informações e conselhos sobre energia.

estamos em redes

Siga-nos em redes sociais