Cuánto consume un ventilador de PC

Publicado: 12/03/2024

Atualizado: 25/10/2024

Poupança de energia

5 min leitura

Quanto consome uma ventoinha de PC?

Descubra aqui quanto consome uma ventoinha de PC, em que consiste o seu funcionamento ou alguns conselhos para fazer uma boa utilização da sua ventoinha.

Descubra aqui quanto consome uma ventoinha de PC, em que consiste o seu funcionamento ou alguns conselhos para fazer uma boa utilização da sua ventoinha.

Funcionamento de uma ventoinha de PC

As ventoinhas de um pc têm uma função muito importante, do qual consiste em refrigerar o dispositivo. Ou seja, as ventoinhas de qualquer computador, seja portátil ou fixo, estão em constante funcionamento para conseguir que o computador mantenha uma temperatura adequada.

Graças à função que cumprem as ventoinhas, não só se evita o sobreaquecimento do processador, como também se prolonga a vida útil do computador, permitindo-lhe durar muito mais tempo em perfeitas condições.

Sem o funcionamento de uma ventoinha de pc, os componentes do equipamento poderiam sobreaquecer e isto poderia provocar que o pc não funcionasse corretamente, inclusive chegar a avariar o e tornar-se completamente irreversível. É por isso que as ventoinhas de um pc são uma componente tão importante.

Gerenciamento gratuito

Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas

Entre em contato conosco e ligaremos para você.

"*" indica campos obrigatórios

Ao enviar este formulário concordo em receber comunicações dos colaboradores do Eligenio – .
Colaboradores

De quantas ventoinhas necessita um PC?

Como referido na secção anterior, a refrigeração de um computador é um aspeto de vital importância, sobretudo quando se trata de preservar o bom funcionamento do nosso PC. Para isso, contar com o número devido de ventoinhas é a chave, mas de quantas ventoinhas necessita um PC?

Isto irá sempre depender do computador e da utilização que lhe deseja dar. Neste sentido, um computador para uma utilização quotidiana (que se utilize para navegar na internet, escritório, etc) pode ter um correto funcionamento com uma única ventoinha.

Não obstante, se além da utilização quotidiana se adicionar edição de vídeo, desenho, projetos 3D ou jogar videojogos de forma consecutiva, estaríamos a falar de implementar entre duas a três ventoinhas para evitar o sobreaquecimento do dispositivo.

Quantos watts consome uma ventoinha de PC?

As ventoinhas de um PC encontram-se entre os componentes de um computador que menos consomem, uma vez que o consumo de uma ventoinha de PC ronda apenas os 3 watts. Outros componentes do PC cujo consumo é muito pequeno são o rato (1 watt) e o teclado (3 watts).

Conselhos para fazer uma boa utilização de uma ventoinha do PC

Agora que já conhece a importância da ventoinha do PC, é bom aprender alguns truques para manter este componente corretamente. Por isso, a seguir proporcionar-lhe-emos alguns conselhos para fazer uma boa utilização da ventoinha do PC que o ajudarão a manter o correto funcionamento do seu computador sem complicações.

Mantenha uma boa limpeza do interior da caixa do seu PC

Para que uma ventoinha cumpra a sua boa função, é muito importante mantê-lo limpo. As partículas de pó que se colam nas condutas da ventoinha do PC acumulam-se sobre os componentes e isto pode chegar a obstruir as ventoinhas, impedindo que funcionem corretamente.

Realizar uma limpeza constante das ventoinhas é a melhor opção para manter limpo o fluxo de ar das ventoinhas. Para limpar corretamente a caixa, deve proceder da seguinte forma: com o equipamento desligado, deve desconectar a alimentação para descarregar a eletricidade estática. Após isso, deve abrir a caixa para aspirar todo o pó existente.

Colocar devidamente a cablagem da ventoinha do PC

Embora não pareça, a cablagem interior do computador pode também acolher muito pó e isto pode causar um posterior sobreaquecimento do dispositivo. Para solucionar isto, deve optar por utilizar abraçadeiras plásticas para manter toda a cablagem recolhida e assim deixar o máximo espaço livre no interior da caixa para conseguir mais espaço e, portanto, uma maior ventilação.

Otimizar o fluxo de ar para o exterior

Esta é, também, uma boa forma de otimizar a utilização de uma ventoinha de PC. Pode ocorrer que, sem darmos conta, tapemos as entradas ou saídas de ar do PC e isto produz a não existência de um fluxo de ar, aumentando o risco de sobreaquecimento. Sempre que possível, deve manter o PC sobre uma superfície plana e evitar colocar qualquer objeto que obstrua a ventilação do mesmo.

Preste atenção à colocação da placa gráfica

A colocação da placa gráfica é algo que raramente se presta atenção, mas para melhorar o rendimento do equipamento, é imprescindível que a placa gráfica seja colocada em posição horizontal a e uma altura baixa para evitar que esta aqueça. Seguindo este conselho, é bom também alertar que colocar o CPU na posição vertical é algo que não ajuda à correta ventilação do PC, uma vez que provoca bolsas de calor a longo prazo. Para evitar isto, é sempre melhor colocar o CPU de forma horizontal.

Aposte numa massa térmica de qualidade

A massa térmica é uma componente que ajuda a facilitar a transmissão de calor entre o protetor do processador e o dissipador da ventoinha do computador. Por isso, é sempre positivo apostar numa massa térmica de qualidade. A isso, deve também adicionar uma mudança de massa térmica regularmente para melhorar a dita transmissão e, simultaneamente, ajudar a manter temperaturas baixas no PC.

Verifique sempre a temperatura do computador

O facto de um computador atingir uma temperatura muito elevada é uma das principais causas de deterioração prematura. Para evitar isso e obter uma ventilação adequada do computador, é necessário conhecer que a temperatura do CPU nunca deve ultrapassar os 70.ºC, por isso, certifique-se sempre de que mede a sua temperatura para estar seguro.

Escrito por Equipa editorial do Eligenio

Logo Eligenio

A equipa de redação de conteúdos do Eligenio é especializada em fornecer informações e conselhos sobre energia.

estamos em redes

Siga-nos em redes sociais