Cuánto consume un temporizador

Publicado: 12/03/2024

Atualizado: 25/10/2024

Poupança de energia

5 min leitura

Quanto consome um temporizador?

Se quer averiguar quanto consome um temporizador, neste artigo iremos contar-lhe o passo a passo de como medir o consumo deste equipamento e como poupar.

Se quer averiguar quanto consome um temporizador, neste artigo iremos contar-lhe o passo a passo de como medir o consumo deste equipamento e como poupar.

Tipos de temporizadores

Atualmente, os temporizadores podem classificar-se de duas formas: consoante a sua reação ao impulso ou, por outro lado, segundo a sua função.

Consoante o seu funcionamento por impulso, podemos encontrar 3 tipos de temporizadores:

  • Temporizadores de conexão (TON): neste tipo de temporizador, ao receber o impulso que o ativa, o tempo começa a contar tal e como foi programado.
  • Temporizadores de desconexão (TOF): estes temporizadores contam com um impulso ativo intermitente e, por conseguinte, gera uma interrupção de sinal que regressa aos contactos normais após o fim da contagem.
  • Temporizadores de um impulso único (TP): no caso destes temporizadores específicos, com apenas um pequeno impulso momentâneo, ativa-se o tempo programado, tendo que enviar novamente o sinal de ativação para poder repetir o ciclo de ativação.

Consoante o seu princípio de funcionamento, os temporizadores podem classificar-se em quatro diferentes tipologias:

  • Pneumáticos: este temporizador funciona combinando três elementos que correm por força pneumática. Por um lado, estão as suas 2 válvulas (uma válvula estranguladora anti retorno e outra válvula com retorno mediante uma mola) e, por outro, encontra-se o depósito de ar. A válvula estranguladora encarrega-se de regular a quantidade de ar no depósito que, quando cheio, a válvula com retorno altera a sua posição, enviando o sinal para finalizar a contabilização do tempo.
  • Eletrónico: o funcionamento deste tipo de temporizador baseia-se no princípio de carga e descarga do condensador eletrolítico mediante uma resistência elétrica. Assim que o tempo começa a contar, os contactos são alterados por um eletroíman.
  • Motor síncrono: o mecanismo deste temporizador iguala os mecanismos utilizados no âmbito da relojoaria, com a diferença de que estes temporizadores acionam mediante eletricidade de motores.
  • Térmicos: este tipo de temporizador compõem uma bobina de um transformador que, na sua vez, conecta-se a uma lâmina bimetálica para criar um fluxo constante de eletricidade que faz com que a lâmina aqueça e, portanto, modifique a sua forma até chegar ao ponto de desconexão ou conexão.

Gerenciamento gratuito

Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas

Entre em contato conosco e ligaremos para você.

"*" indica campos obrigatórios

Ao enviar este formulário concordo em receber comunicações dos colaboradores do Eligenio – .
Colaboradores

Funcionamento de um temporizador

Todos os temporizadores funcionam da mesma forma, independente do tipo de temporizador. O funcionamento de um temporizador, portanto, consiste em que, ao receber um determinado impulso, os contactos alterem até que, ao terminar o ciclo de tempo programado, este realize um reset à sua inicial posição.

Os temporizadores têm uma grande variedade de utilização, uma vez que podem encontrar-se em objetivos de eletrónica, objetos de utilização diária, como os telemóveis, eletrodomésticos, cronómetros de cozinha, cronómetros, etc.

Quanto se pode poupar com um temporizador?

Com a utilização de um temporizador pode alcançar uma poupança até 30% na eletricidade numa casa. Isto deve-se a que os temporizadores sejam, basicamente, interruptores que se colocam na instalação elétrica para cumprir um único objetivo principal: interromper ou programar o abastecimento energético em função das necessidades de consumo do utilizador.

Desta forma, com a utilização dos temporizadores, os utilizadores podem sentir uma grande poupança na sua fatura de eletricidade todos os meses, ao mesmo tempo que conseguem atingir um consumo muito mais eficiente e sustentável.

Geralmente, os temporizadores são dispositivos apenas utilizados para controlar o consumo que efetuam alguns equipamentos elétricos, como esquentadores de água, eletrodomésticos ou sistemas de aquecimento, uma vez que estes podem ser responsáveis por uma grande parte dos custos de eletricidade numa casa.

Conselhos para poupar energia com um temporizador

Cada vez são mais os utilizadores que fazem uma utilização dos temporizadores para conseguir manter à risca o seu consumo de eletricidade numa casa ou empresa. Se está a pensar utilizar um temporizador, proporcionamos-lhe aqui alguns conselhos para poupar energia com um temporizador em casa.

Programar los eletrodomésticos que mais consomem

Programar os eletrodomésticos que mais consomem na nossa casa é a melhor opção para aproveitar as horas em que a eletricidade é mais barata. Desta forma, se programarmos estes eletrodomésticos que tanto consomem, como uma máquina de lavar roupa, para que esta funcione durante as horas vazias, estaremos a realizar uma poupança de eletricidade.

Configurar a iluminação

Os temporizadores podem ajudar a programar a acender ou apagar a iluminação da casa para não ter a preocupação de apagar todas as luzes que estão ligadas em cada divisão de uma casa. Com estes dispositivos, os moradores da casa podem configurar as luzes para fazer uma utilização mais eficiente ao mesmo tempo que consegue poupar.

Ativar o modo de repouso com mais frequência

Graças ao temporizador, pode conseguir que os dispositivos eletrónicos como os computadores entrem em hibernação quando não estão ativos ou se desliguem completamente passando um determinado período. Isto, além de poupar, pode ajudar também a evitar o consumo fantasma dos dispositivos que estão em stand-by.

Escrito por Equipa editorial do Eligenio

Logo Eligenio

A equipa de redação de conteúdos do Eligenio é especializada em fornecer informações e conselhos sobre energia.

estamos em redes

Siga-nos em redes sociais