11/03/2024
É perigoso carregar um carro elétrico à chuva?
É perigoso carregar um carro elétrico à chuva? Quais são os riscos envolvidos? Hoje explicamos-lhe todos os pormenores sobre este assunto.
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Embora não seja muito conhecido, o motor assíncrono trifásico é uma tecnologia fundamental para os carros elétricos. Hoje vamos falar sobre isso.
Quando estamos interessados em comprar um carro elétrico, raramente pensamos no tipo de motor que está incorporado na máquina e como este faz o veículo funcionar. O motor trifásico é um equipamento indispensável para o funcionamento de um carro elétrico.
Mas não é só no setor automóvel que encontramos este motor em fabricantes como a Tesla. É também uma peça presente noutras indústrias porque tem vantagens que facilitam as tarefas de forma eficiente e constante, como veremos neste artigo.
Um motor assíncrono trifásico, também conhecido como motor de indução, é um motor elétrico de corrente alternada, caracterizado pelo facto de o campo magnético da bobina do estator não rodar à mesma velocidade que o rotor.
Esta velocidade é diferente porque o torque do rotor é inferior ao torque do campo magnético. Afinal, se fossem iguais, não se poderia produzir corrente no rotor e nunca haveria qualquer interação entre os dois elementos principais deste motor.
Esta velocidade é diferente porque o torque do rotor é inferior ao torque do campo magnético. Afinal, se fossem iguais, não se poderia produzir corrente no rotor e nunca haveria qualquer interação entre os dois elementos principais deste motor.
Neste caso, a velocidade de rotação do campo magnético está sujeita tanto à frequência da tensão de alimentação como ao número de conjuntos de enrolamentos eletromagnéticos de três vias que o motor elétrico em particular possui.
Embora os motores síncronos e assíncronos sejam utilizados para alimentar muitos carros da KIA ou da BMW, a realidade é que são bastante diferentes para além do facto de ambos os motores serem compostos pelas mesmas peças e criarem energia mecânica com eletricidade.
A principal diferença entre um motor síncrono e assíncrono é que o rotor e o campo magnético do estator num motor assíncrono não rodam à mesma velocidade, enquanto num motor síncrono a rotação é sincronizada e a velocidade é a mesma.
Outra diferença está no funcionamento dos motores: o motor síncrono converte eletricidade em energia mecânica com um gerador ou qualquer outra fonte de corrente contínua, mas o motor assíncrono fá-lo através do princípio de indução de Faraday.
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Existem atualmente dois tipos de motores assíncronos disponíveis em diferentes setores e indústrias: o chamado motor de gaiola de esquilo e o motor de anel deslizante.
Este último tipo de motor assíncrono é mais comum para aplicações em funcionamento, como moinhos. Também pode ser utilizado em condições em que a rede elétrica é muito fraca.
O motor assíncrono trifásico não é diferente de qualquer outro motor quando olhamos para as partes que o compõem, pois é composto por duas partes claramente diferenciadas:
O motor assíncrono trifásico é responsável pela geração de corrente elétrica a partir da indução eletromagnética do campo magnético da bobina do estator. Esta bobina recebe corrente alternada trifásica, que por sua vez provoca o comportamento rotativo do campo magnético.
Devido a este comportamento rotativo, que ocorre em torno de um rotor em estado estacionário, o campo magnético é frequentemente designado por campo rolante. A interação entre o rotor em repouso e o campo magnético acaba por estimular o movimento do rotor.
Como o rotor se move mais tarde do que o campo rolante, é lógico que a velocidade entre os dois elementos é diferente e, portanto, assíncrona. Com a ajuda de um inversor, a corrente contínua é convertida em corrente alternada e permite até regular a velocidade de rotação.
Os motores assíncronos ou de indução podem ser encontrados atualmente em muitos setores que obtêm energia mecânica a partir da eletricidade. São utilizados no fabrico de eletrodomésticos, carros elétricos ou aparelhos que utilizamos diariamente.
Também encontramos estes motores na indústria e no setor mineiro para fazer funcionar correias transportadoras, ventoinhas, compressores, bombas e praticamente qualquer aplicação móvel com um motor elétrico.
A razão pela qual o motor assíncrono trifásico é tão interessante para as indústrias deve-se à sua baixa manutenção, facilidade de utilização e estrutura compacta.
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