O que é a eletrólise e para que serve?
O processo de eletrólise é aquele através do qual a eletricidade é utilizada para separar um composto químico determinado.
A eletrólise é, portanto, um processo de oxidação produzido pela libertação de elétrons pelos ânions no ânodo, e de redução quando os elétrons são capturados pelos cátions no cátodo. Este processo tem lugar dentro das células eletroquímicas (também chamadas células eletrolíticas).
Usos da eletrólise
A eletrólise é, portanto, um processo de oxidação produzido pela libertação de elétrões pelos ânions no ânodo, e de redução quando os elétrões são capturados pelos cátions no cátodo. Este processo tem lugar dentro das células eletroquímicas (também chamadas células eletrolíticas).
Quais são os principais elementos da eletrólise?
Para realizar o processo de eletrólise, é necessária uma célula eletrolítica, que contenha a solução em que os elétrodos estão imersos, e que, por sua vez, contenha os seguintes elementos:
- Eletrólito: a substância ionizada contida na dissolução do tanque eletrolítico.
- Elétrodo positivo (ânodo): a haste metálica que está ligada ao positivo da bateria e que é responsável pela oxidação do ânion.
- Elétrodo negativo (cátodo): é a haste metálica ligada ao negativo da bateria e é responsável pela redução do cátodo.
- Circuito elétrico: responsável pela ligação de ambos os elétrodos à bateria.
Gerenciamento gratuito
Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas
Entre em contato conosco e ligaremos para você.
"*" indica campos obrigatórios
O que é o processo de eletrólise?
Primeiro, é aplicada uma corrente elétrica contínua através dos dois elétrodos ligados à fonte de alimentação. Cada elétrodo atrai iões de carga oposta, ou seja, o ânodo ou elétrodo positivo atrai iões negativos (aniões) enquanto o cátodo ou elétrodo negativo atrai iões positivos (catiões).
Desta forma, os iões negativos ou os ânions deixam os eletrões para o ânodo e os iões positivos ou cátions retiram os eletrões do cátodo, produzindo novas substâncias nesta transferência de eletrões e iões.
Finalmente, ocorre uma reação de oxidação-redução, na qual a fonte de alimentação é responsável pelo fornecimento da energia necessária para que este processo ocorra.