Por qué salta el diferencial Motivos y soluciones

Publicado: 05/06/2023

Atualizado: 11/11/2024

Fornecimento de energia

5 min leitura

Porquêo que o diferencial dispara? Razões e soluções

Descubra as razões pelos quais os saltos diferenciais e as possíveis soluções para este problema. Bem-vindo ao blogue da Eligenio!

Na verdade, há uma série de razões pelas quais os disjuntores elétricos de uma casa disparam, e é útil conhecê-las para saber como agir nestes casos e evitar riscos desnecessários tanto para as pessoas que vivem no lugar como para o sistema elétrico.

Razões pelas quais o diferencial dispara

A explicação mais geral para este acontecimento é a diferença entre a corrente que entra no circuito e a que sai do mesmo, pelo que existe uma falha que o sistema deteta, provocando o disparo do disjuntor a fim de evitar um problema maior.

Se estiver a perguntar-se porque é que o diferencial geral disparou, deve procurar uma destas causas para encontrar a resposta. Lembre-se de que os circuitos elétricos nas casas são complexos e são compostos por muitas partes diferentes, portanto vai ter de tentar várias coisas até encontrar a razão pela qual o disjuntor está a disparar na sua casa:

  • Fios soltos ou nus podem ser uma das causas pelas quais o diferencial pode disparar. Um cabo mal isolado pode causar uma derivação de energia que faz disparar o disjuntor diferencial de terra. Isto pode acontecer quando o cabo deriva para a terra ou quando se encontra numa área húmida, como casas de banho e cozinhas.
  • Uma razão semelhante, embora um pouco mais difícil de detetar, pode ser a presença de chuva ou fugas de humidade em algum lugar da casa onde os cabos não estejam bem isolados, mesmo que os cabos não estejam nus ou danificados.
  • Há casos em que o problema vem do forno, ou de outros aparelhos elétricos que consomem muita eletricidade. Nestes casos, é provável que o aparelho elétrico seja a causa, pois pode ter algum tipo de falha que esteja a causar o desvio.
  • Por uma razão semelhante, se o diferencial dispara sem razão aparente, pode ser porque o aparelho defeituoso é um dos que estão constantemente ligados, tal como um frigorífico ou uma cómoda.
  • Outra razão pela qual isto pode acontecer sem motivo aparente pode ser devido a uma fonte de alimentação que não filtra bem as harmónicas, permitindo a introdução de correntes de alta frequência.
  • Por último, se acontecer à noite, quando tudo se encontra desligado, pode ser um problema do próprio diferencial, que é defeituoso.

Gerenciamento gratuito

Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas

Entre em contato conosco e ligaremos para você.

"*" indica campos obrigatórios

Ao enviar este formulário concordo em receber comunicações dos colaboradores do Eligenio – .
Colaboradores

Porquê dispara o diferencial enquanto eu não estou em casa?

Se analisar os motivos acima mencionados, compreenderá que a resposta tem de facto várias soluções.

O problema pode ser um cabo desgastado ou mal isolado, um aparelho defeituoso que está ligado o dia todo, tal como um frigorífico, ou mesmo um problema com o diferencial, que pode estar a disparar sem razão aparente.

Também não se deve esquecer que os picos de energia e os micro-cortes podem por vezes ocorrer numa rede sem qualquer razão, provocando o rebentamento dos fusíveis. Se o diferencial dispara quando não está em casa, pode tentar procurar uma destas causas para ver se o problema está resolvido.

O que fazer se o diferencial dispara

“O diferencial dispara frequentemente”. “O que fazer se o diferencial dispara”. Estas questões são muito frequentes, uma vez que não é uma situação agradável, especialmente se for repetida com tanta frequência.

De facto, se o disjuntor disparar de vez em quando, pode ser perigoso, pois pode indicar que existe um problema que precisa de ser resolvido assim que possível, além de danificar potencialmente alguns aparelhos e dispositivos elétricos que estão ativos no momento do corte de energia, tais como o forno, o frigorífico ou o computador.

Para evitar isto, é aconselhável saber como agir quando disparam os disjuntores, a fim de evitar riscos:

  • A primeira coisa que se deve tentar é levantar a alavanca diferencial no painel elétrico. Se a luz voltar a acender e não voltar a dar problemas, pode ser simplesmente um pico de corrente ou um corte de energia na rede elétrica.
  • Se, quando se eleva o diferencial, ele cai imediatamente de novo, há várias causas possíveis: demasiados dispositivos ligados à corrente, ou um aparelho ligado à corrente que tem algum tipo de derivação.

O diferencial disparou, o que é que faço?

Nos casos em que o diferencial disparou, existem várias coisas que se pode fazer. O primeiro seria desligar o eletrodoméstico ou aparelho se estiver a utilizar vários, pois pode simplesmente estar a utilizar mais energia do que a que contratou.

Se o problema continuar, pode tentar ligar diferentes aparelhos para tentar descobrir qual deles está a causar o problema, pois o mais provável é que seja defeituoso.

Se o diferencial disparar e não conseguir ligá-lo mesmo que todos os aparelhos estejam em perfeito estado de funcionamento, o problema pode ser um cabo isolado, ou mesmo uma falha no próprio diferencial. Nestes casos, nunca deve intervir sozinho, mas deve chamar um profissional para verificar a rede e identificar de forma segura onde está o problema e qual é a solução mais simples.

Gostou deste post? Mergulhe no universo da energia, descubra como maximizar sua economia de energia e aproveitar ao máximo seus eletrodomésticos com nossa seleção de leituras essenciais.

Escrito por Equipa editorial do Eligenio

Logo Eligenio

A equipa de redação de conteúdos do Eligenio é especializada em fornecer informações e conselhos sobre energia.

estamos em redes

Siga-nos em redes sociais