05/03/2024
Principais problemas de uma bomba de calor aerotérmica
A bomba de calor aerotérmica é um sistema de climatização doméstico em ascensão, por isso falamos dos seus problemas mais frequentes que deve conhecer.
Leia maisO mais pesquisado...
Distinguir entre uma caldeira e um esquentador é a chave para escolher o sistema de produção de água mais adequado para a sua casa.
Distinguir entre uma caldeira e um esquentador é a chave para escolher o sistema de produção de água mais adequado para a sua casa.
Embora estes dois dispositivos tenham muitas características em comum, têm também certas características que os distinguem.
A primeira diferença entre uma caldeira e um aquecedor pode ser encontrada na sua instalação. Se uma caldeira é a opção que considera para a sua casa, deve primeiro determinar o número de radiadores que farão parte dela. Isto é frequentemente feito por um profissional após calcular as dimensões e o número de divisões, a temperatura média do espaço e a área de superfície total.
Além disso, durante a instalação da caldeira, devem ser cumpridos determinados requisitos de segurança, tais como a verificação do estado das tubagens, a localização de uma saída de chaminé e a instalação de detetores de gás adequados para alertar no caso de uma fuga. Também, dependendo do tamanho da caldeira, é recomendável a instalação na cave ou no sótão.
Por outro lado, um aquecedor a gás—independentemente de ser gás natural, butano ou propano— deve ter um sistema de evacuação estanque e tubos para a extração e expulsão de gases para o exterior. Caso contrário, a instalação não pode ser realizada. Além disso, deve estar situado num espaço com ventilação e dimensões adequadas.
Uma diferença clara entre uma caldeira e um aquecedor de água é a função desempenhada por cada um. Os primeiros têm apenas um limite de produção de litros por minuto, dependendo do modelo, e fornecem água quente numa base constante.
Por outro lado, as caldeiras, para além de cumprirem esta função, fornecem o sistema de aquecimento doméstico. São classificados conforme as suas capacidades:
Dependendo do tipo de combustível utilizado pelo aquecedor ou caldeira, a manutenção estará nas mãos do utilizador, do instalador de gás ou da empresa de distribuição. De facto, se for uma instalação de gás—como no caso dos aquecedores—a empresa de distribuição deve contactar os proprietários e efetuar uma inspeção periódica, com lugar a cada 5 anos, em instalações de gás executadas há mais de 10 anos e que não tenham sido objeto de remodelação. Decorrente da realização das inspeções, a entidade inspetora emitirá uma declaração de inspeção, conforme previsto na legislação aplicável (Decreto-Lei 97/2017).
Por outro lado, se for uma caldeira a gás, é o utilizador responsável pela sua revisão anual, recorrendo para tal a entidades credenciadas pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Em qualquer caso, tanto a revisão como a inspeção têm o mesmo objetivo: assegurar que os requisitos técnicos de segurança, eficiência energética e higiene sejam cumpridos.
Finalmente, outra diferença entre uma caldeira e um aquecedor é como cada um destes sistemas utiliza o combustível.
Por um lado, as caldeiras a gás natural— as mais populares—utilizam tecnologia de condensação, ou seja, recorrem ao calor dos gases de combustão. Desta forma, oferecem uma elevada eficiência. Requerem, no entanto, a instalação correspondente para aceder ao gás natural.
Já os aquecedores aumentam a temperatura da água através de um circuito de combustão a gás, exceto para aqueles com um sistema elétrico.
Gerenciamento gratuito
Você precisa de ajuda? Deixe nas mãos dos nossos especialistas
Entre em contato conosco e ligaremos para você.
"*" indica campos obrigatórios
A maioria das caldeiras utiliza um sistema de circuito fechado para aquecer casas, ou seja, reutilizam a água dentro de casa. Quando esta água é aquecida por combustão, é transformada em vapor e distribuída por toda a casa, aquecendo o chão e as paredes. Quando o vapor arrefece, transforma-se novamente num líquido e regressa à caldeira.
O funcionamento dos aquecedores de água varia em função dos elementos que contêm. Em geral, quando contém um tanque, o aparelho recolhe água fria e aquece-a indiretamente por varas elétricas ou de um queimador a gás. Quando o líquido atinge a temperatura certa, é armazenado até ser necessário.
Por outro lado, se o aparelho estiver sem tanque, aquece a água instantaneamente e entrega-a a pedido.
Após ter visto a diferença entre uma caldeira e um esquentador, a escolha do sistema mais adequado para a sua casa torna-se mais fácil. Terá de considerar se, para além de água quente, também quer ter aquecimento. No entanto, a resposta não é absoluta, pelo que avaliar cada situação independentemente é a melhor decisão.
Outra opção é considerar um esquentador elétrico de água como um sistema alternativo para a sua casa. No entanto, estas normalmente levam de uma a três horas para aquecer a água, por isso, é uma boa ideia se não tiver uma instalação de gás ou se tiver uma segunda casa que utilize ocasionalmente.
No inverno, a água quente e o aquecimento são essenciais. Por esta razão, conhecer as diferenças entre uma caldeira e um esquentador ajudá-lo-á a escolher a alternativa mais apropriada para a sua situação particular.
Descubra como é fácil economizar com Eligenio
Aconselhamo-lo sem compromisso
"*" indica campos obrigatórios
Os campos marcados com * são obrigatórios